17.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Prefeitura de Campinas lança campanha “Troque a esmola por cidadania”

Data:

Jonas-Donizette-Campanha-Troque-a-esmola-por-cidadania
“É importante que a população saiba o que acontece e como cuidamos dessa situação”, disse o prefeito

A campanha “Troque a Esmola por Cidadania” foi lançada pelo prefeito Jonas Donizette, acompanhado da secretária municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, na Sala Azul da Prefeitura de Campinas. Participaram secretários municipais, vereadores e representantes de conselhos, sindicatos e entidades envolvidas.

O objetivo da campanha é divulgar os serviços e as políticas públicas oferecidas no município para pessoas em situação de rua. Também visa incentivar a sociedade a não dar esmolas, visto que isso pode estimular a permanência nas ruas e o consumo de álcool e outras drogas.

“É importante que a população saiba o que acontece e como cuidamos dessa situação. Lidamos com moradores de rua e são vários fatores que podem levar uma pessoa a estar nessa situação. Encaminhar essas pessoas aos serviços oferecidos é um trabalho de convencimento e por isso precisamos de uma união de esforços”, disse o prefeito Jonas Donizette.

A campanha lançada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, conta com o apoio dos postos de combustíveis por meio do Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas) e dos Conselhos de Segurança de cada região administrativa do município (Consegs).

“Queremos mostrar, junto com os parceiros, que temos uma rede de proteção e cuidado capaz de trabalhar com os adultos em situação de rua. É um fenômeno social com o qual temos de lidar e que os resultados dos serviços oferecidos nos mostrem qual caminho seguir”, disse a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Jane Valente.

Mais informações sobre como realizar doações que sirvam para as pessoas em situação de rua podem ser obtidas pelo telefone (19) 3212-3730.

Operação Inverno

Todo ano ocorre a Operação Inverno, que segue até 30 de setembro. O objetivo é acolher as pessoas em situação de rua e suprir as necessidades imediatas ao facilitar o acesso emergencial aos bens e serviços da rede pública municipal.

Serviços oferecidos pela Prefeitura no atendimento a moradores de rua

Abordagem da população em situação de rua pelo – SOS Rua: busca ativa de identificação e inserção na rede de serviços.

Centro-Pop I e II: serviço especializado de escuta, compreensão da situação social e familiar.

Casa de Passagem: espaço de proteção integral e transitório da pessoa em situação de rua, como suporte temporário ao processo de saída das ruas.

Abrigo institucional: proteção integral às pessoas em situação de rua, por meio de serviços que garantam o acolhimento provisório adequado, com condições de moradia, higiene, salubridade, segurança e privacidade.

Casa da Cidadania: realiza articulações e referenciamento para os serviços soco assistenciais e demais políticas públicas.

Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante): oferece espaço de acolhimento emergencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363