
A Prefeitura de Sumaré ingressou, nesta quarta-feira, com um pedido de liminar para obrigar a empresa Smile Transportes e Turismo a retomar o serviço de transporte de alunos da rede municipal de ensino. Segundo o texto, o pedido foi feito considerando os “prejuízos que esta decisão (de interrupção do serviço) unilateral da empresa está causando aos cerca de dois mil alunos atendidos pelo programa e suas famílias”.
Em nota, o Executivo afirmou que “no dia 4 de outubro, a Municipalidade realizou o depósito de uma parcela mensal do pagamento em favor da empresa, de forma que, neste momento, o atraso não ultrapassa o prazo máximo previsto em lei de 90 dias – dentro dos quais o fornecedor é obrigado a manter a plena prestação do serviço”.
A administração municipal justificou que “os pagamentos vinham sendo feitos dentro das possibilidades da prefeitura, cujo fluxo de caixa está sendo severamente impactado pela crise econômica nacional”. A prefeitura nada informou sobre o total devido e nem o valor que foi pago na terça-feira.
Na terça, representantes da Smile afirmaram que atendem quatro mil estudantes da rede municipal, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da entidade Pestalozzi, que atende pessoas com deficiências.
A reportagem tentou contato nesta quarta-feira com os representantes da empresa, que afirmaram que estavam em negociação com a prefeitura. Contudo, após a divulgação do pedido de liminar, o representante da Smile não atendeu às ligações feitas para o telefone fixo e também para o celular.