20.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Prefeitura divulga Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a cidade

Data:

Co-presidente do projeto WBCSD, Stephan Herbst
Co-presidente do projeto WBCSD, Stephan Herbst

O prefeito Jonas Donizette divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 28 de janeiro, as principais ações que serão adotadas para dotar Campinas de um Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável. O estudo foi realizado em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a organização internacional World Business Council for Sustainable Development (WBCSD – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na sigla em Inglês).

Os estudos começaram em 2014, com o principal objetivo de pensar nas formas de deslocamentos no município, num horizonte de 10 anos, coincidindo com o Plano Diretor. O encerramento dos trabalhos ocorreu com a reunião técnica entre representantes do WBCSD e da Administração municipal, na manhã desta quinta; e, também, a realização do seminário “Os Desafios da Mobilidade Urbana”, na quarta, 27 de janeiro, no Hotel Vitória. A apresentação dos trabalhos ao prefeito foi feita pelo co-presidente do projeto WBCSD, Stephan Herbst.

Esta é uma resposta de planejamento para os problemas de mobilidade da cidade. A gente sabe que tem um caminho para seguir. Tivemos uma consultoria, sem custos para o município, que apontaram vários dados interessantes. Agora as ações cabem ao Poder Público, mas já temos a indicação de toda a fonte de financiamento”, revelou o prefeito Jonas.

Ações

Dentre as ações apontadas pelo estudo estão: melhorar as integrações entre diferentes modais de transporte público; melhorar as condições de trânsito atual e no futuro; e dar apoio a implementação do projeto dos corredores BRT no Ouro Verde e Campo Grande.

Algumas soluções já estão em curso. A Administração municipal se prepara para lançar o processo licitatório de projetos executivos e obras do BRT. Desde o ano passado, a população conta com o aplicativo “Busão na Hora”, com horários e itinerários dos ônibus, entre outras funcionalidades, em tempo real. E a preparação de uma nova licitação do sistema de transporte público coletivo municipal também está em curso.

Campinas está implantando o Plano Cicloviário, com a construção de mais de 180 km de ciclovias de uso permanente. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta para pequenos deslocamentos e sua integração com o sistema de transporte público municipal.

Nosso Plano de Mobilidade tem uma visão de futuro do transporte e uma visão de futuro do trânsito. Também estamos desenvolvendo o Plano Viário, olhando para Campinas nos próximos 25 anos. Muitas ações já foram iniciadas”, afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Projetos futuros

Também será realizado o estudo de viabilidade de um modal de transporte, possivelmente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Além de ações como: sistema alimentador do transporte; terminais com serviços integrados; melhorias nas paradas de ônibus; prioridade de deslocamento do transporte público; sistema público de bicicletas; carona solidária; e sistema público de compartilhamento de carros.

As ações visam dotar Campinas de um sistema de mobilidade inovador, que atenda a todos os cidadãos, aumentando a possibilidades de escolhas para os deslocamentos das pessoas na cidade. Transporte seguro e fácil, com menos custos, reduzindo emissões de poluentes e de forma mais saudável.

O prefeito Jonas Donizette também pensa, em médio prazo, a possibilidade de adotar um sistema de transporte sobre trilhos, em parceria com o Governo do Estado. “Queremos construir um sistema de transporte público que seja mais prazeroso, na ida e na volta, para a população”, conclui o prefeito.

Outra preocupação apontada no encontro foi com a questão do custo do transporte público. Como equilibrar o fator qualidade com o valor da tarifa, sem a necessidade de subsídio. Alternativas de financiamento do transporte público estão em estudo.

WBCSD

O WBCSD é uma organização internacional que desenvolve o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0). Apenas seis cidades do mundo participam do projeto. Campinas é a única das Américas, junto com Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia).

Para os estudos, o WBCSD realizou um mapeamento da mobilidade no município, com 19 indicadores de mobilidade sustentável. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, a organização realizou uma pesquisa online sobre mobilidade urbana, no município.

Foram obtidas 3.582 respostas. Do total, 91,6% foram de pessoas que vivem em Campinas. As mulheres representaram 54% das participações. Mais da metade dos entrevistados, 51,7%, usa o transporte público para se deslocar.

Com base nas respostas, ações foram estudadas entre o WBCSD e a Emdec. Além de transporte público e trânsito, a qualidade das calçadas também apareceu como preocupação dos munícipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363