15.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 14, 2024

Prefeitura embarga loteamentos clandestinos em Joaquim Egídio

Data:

Secretaria de Habitação, Clima, Serviços Públicos e GM
participaram da ação


Em alguns dos casos, que já foram avaliados com o Ministério Público e também fazem parte de um levantamento apresentado pelo Conselho Gestor da APA Campinas (Congeapa) em discussões sobre as intervenções necessárias, há ações na Justiça contra a ocupação ilegal.

“Cabe ao Município dar publicidade das medidas já tomadas e estamos fazendo isso”, diz a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Ela alerta que sempre que uma pessoa for comprar um imóvel deve levantar a situação do bem e verificar se ele tem alguma irregularidade.

A secretária explica que quem compra um terreno nestes empreendimentos corre o risco de ter que sair e a construção ser demolida, principalmente por estar em uma área de proteção ambiental (APA). “Em alguns casos, esses loteamentos estão consolidados mas são ilegais, não estão regularizados e não podem existir, ser comercializados. Os que ainda estão começando também não estão autorizados e as pessoas precisam saber que há ilegalidade e serão lesadas se comprarem esses terrenos”, explica.



Locais embargados

Dos dez locais embargados que receberão placas de publicidade do ato da Prefeitura alertando sobre a ilegalidade, cinco já foram visitados na ação desta quarta-feira.

Um fica na rua Valentim dos Santos Carvalho, e já teve multa aplicada pelo parcelamento ilegal do solo e embargo pelo Urbanismo; local é conhecido como Gleba-003-GL-REM. Outro loteamento, denominado Nova Cachoeira, está na CAM 120, com acesso via rua Professora Lydia Abdalla, e também teve multas aplicadas, está embargado e já motivou uma Ação Civil Pública na Justiça.

O terceiro local visitado, conhecido como Sítio Recanto Verde ou Vila Natureza, tem acesso pela rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP 081), com multa e embargado realizado. Outro loteamento, chamado de Clube de Campo Colinas do Capricórnio, tem acesso via Estrada do Capricórnio (CAM 245); além de multas e embargo, empreendimento possui Ação Cautelar na Justiça.

O quinto loteamento fica na rua Rubens Gomes Balsas, denominado Ecoville Clube, e já foi multado e embargado pela ilegalidade da ocupação.

Nos próximos dias, as equipes da Prefeitura irão aos outros cinco locais para colocar a placa de embargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Confira os serviços essenciais que funcionam no Dia da Proclamação da República

A Prefeitura de Campinas manterá plantão dos serviços essenciais...

Mercados de Flores abre no feriado da sexta-feira, 15 de novembro, e no sábado, dia 16

Visitar os Mercados Permanente de Flores, Plantas Ornamentais e...

Transporte público: Emdec reforça frota da linha 231, a partir da quarta-feira, 13/11

Após monitoramento da demanda de passageiros, a Empresa Municipal de...

Emdec realiza operação de trânsito para partida entre Guarani e Amazonas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363