Representantes de associações e de sindicatos se reuniram com o prefeito Demétrio Vilagra, na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, para demonstrar apoio ao governo em relação aos Planos Locais de Gestão (PLG) das Macrozonas.
Segundo o prefeito, “a sociedade pede urgência para a aprovação do projeto na Câmara, e não há nenhuma irregularidade para que ele não seja aprovado”, afirmou Vilagra.
A reunião contou com a presença de empresários representantes da Associação Regional de Habitação (Habicamp), do Sindicato das Empresas de Incorporação Imobiliária dos Loteamentos e dos Condomínios Imobiliários (Sincocamp), do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi-SP), da Fundação Douglas Andreani, do Grupo Arcel, da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (Abih), Sindicato da indústria da Construção Civil (Sinduscom-SP).
“Campinas tem que andar. Temos uma representatividade muito grande no PIB de Campinas e esse é um assunto que merece atenção e urgência”, disse o presidente da HabiCamp, Francisco de Oliveira Lima Filho. Segundo ele, dois encaminhamentos foram feitos à Câmara contestando a alegação de que este não é o momento mais adequado para a votação do PLG. “Estamos pleiteando uma reunião com o presidente da Câmara, Pedro Serafim, para justamente agilizar esse processo”, explicou Filho.
Para o presidente do Sincocamp, Reinaldo Valbert, “a crise política e a votação para a aprovação dos projetos das Macrozonas devem ser tratados de maneiras distintas”, afirmou. Além dos empresários representantes dos sindicatos e associações, a reunião contou com a presença dos secretários de Urbanismo, Luiz Yabiku e de Cooperação Internacional, Sinval Dorigon, além de representantes de associações e sindicatos que demonstraram preocupação com a aprovação dos projeto de lei pela Câmara.
“É o momento em que essas forças que movimentam o PIB – e que trouxeram apoio – ajudem essa máquina que é Campinas, a continuar andando e se desenvolvendo”, disse o secretário de Cooperação Internacional, Sinval Dorigon.
Planos Locais de Gestão (PLG)
A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) já elaborou e encaminhou à Câmara Municipal cinco projetos de lei referente aos Planos Locais de Gestão (PLG) das Macrozonas (MZ) 2, 5, 6, 8 e 9.
Esses documentos apresentam as características de cada região – objeto do estudo – e as diretrizes propostas no Plano Diretor do Município (Lei nº 15/2006) com as especificidades registradas durante a elaboração do PLG, quando são definidas as normas urbanísticas, discriminando os usos permitidos, intensidades de ocupação do solo e restrições sobre edificações e atividades.