Cerca de 3.500 visitantes participaram dos esportes adaptados, como corrida em cadeira de rodas, oferecidos pelo projeto Experimentando Diferenças durante 11 dias (de 6 e 17 de agosto), no Shopping Eldorado, em São Paulo. O evento, de caráter itinerante, já viajou por várias cidades brasileiras e impactou quase 75 mil pessoas desde seu lançamento, em 2013. A todas elas levou a mensagem da importância do esporte paralímpico, dando visibilidade aos atletas que o praticam.
Com o apoio de monitores, são desenvolvidas atividades esportivas em uma arena de 180 m², que é montada em shoppings centers. Nesse ambiente, os visitantes são convidados, por exemplo, a jogar futebol com os olhos vendados e com uma bola sonora, basquete em uma cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, dentre outras modalidades do esporte adaptado.
Na modalidade paralímpica, o Brasil é campeão imbatível no futebol há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas, são conquistas dos paratletas brasileiros há muito tempo. Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles têm notoriedade de estrelas, no Brasil são pouco reconhecidos. “Nosso sonho é que as Paralimpíadas ganhem, também, o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio da Caixa Loterias.
Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente .é bastante gratificante e motivador. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta paralímpico”, avalia Ricardo Alves, o Ricardinho da seleção brasileira de Futebol de 5, considerado internacionalmente como o Messi da categoria.
Partindo para sua 16ª edição, e com um cronograma que se estende até 2015, o Experimentando Diferenças tem conseguido atingir o objetivo de dar visibilidade aos esportes adaptados para pessoas com deficiência e de sensibilizar o público, aumentando seu interesse pela Paralimpíada do Rio de Janeiro. Afinal, tudo o que nossos atletas precisam é contar com o carinho da torcida brasileira. Uma torcida à altura dos desafios que eles vêm enfrentando, para fazer bonito em 2016.
Em Campinas o projeto será de 27 de agosto a 7 de setembro, e o acesso às atividades é gratuito. Arena com atividades ficará montada no shopping Parque das Bandeiras.