Em uma iniciativa inédita da Prefeitura de Campinas, 40 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Pavanatti, Jd. São Cristóvão, irão conhecer como é a rotina no campo a partir de uma visita ao Sítio Belmonte, em Sousas. Trata-se do projeto “Rural Solidário”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, com o objetivo de promover a educação socioambiental e a inclusão social de jovens a partir de visitas às áreas rurais do município. O passeio inaugural será nesta sexta-feira, 27 de março, das 13h às 17h.
Os passeios acontecerão durante o ano todo, com estudantes de escolas públicas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a sítios, fazendas, matas nativas, plantações, áreas frutíferas, criações de animais e outros destinos afins. Cada passeio poderá ter até 40 participantes inscritos . Os jovens partirão de suas escolas, acompanhados de um professor.
“De modo geral, o projeto busca mostrar alguns elementos do cotidiano no campo através deste convívio mais próximo entre jovens de áreas urbanizadas com moradores das áreas rurais, suas plantações e criações, bem como o meio ambiente que os cerca”, explica Juliana Leite, coordenadora setorial de agronegócios.
Juliana ressalta que o projeto beneficia os produtores e a comunidade local ao valorizar sua cultura e suas atividades produtivas promovendo, desta forma, o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos indivíduos envolvidos, do coletivo/comunidade local, do meio ambiente e da cidade como um todo.
Pelo programa, as crianças poderão conhecer a cadeia produtiva alimentícia, o manejo sustentável dos recursos naturais e a cultura do meio rural; a importância dos cuidados adequados para com o meio ambiente e as áreas rurais do município, de grande importância histórica, produtiva e ambiental.
As escolas públicas que queiram participar do projeto devem fazer contato pelo e-mail figueiredorosan@gmail.com. As escolas não terão qualquer custo com o transporte dos alunos.
Já os proprietários de áreas rurais que queiram participar do Projeto recebendo as visitas, devemprocurar pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para se cadastrar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2116-0389 ou pelo e-mail juliana.leite@campinas.sp.gov.br
No Diário Oficial do Município do dia 10 de fevereiro deste ano, foi publicado o Chamamento Público para o credenciamento de proprietários interessados em receber as visitas. As propriedades que se cadastrarem e forem consideradas aptas a participar do projeto, receberão o valor de R$33,80 por visitante, a cada passeio realizado.