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domingo, setembro 22, 2024

Queda do uso de GNV, contribui para aumento da poluição no Brasil

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De acordo com o levantamento, o aumento das emissões está relacionado ao crescimento do consumo da gasolina e do número de automóveis. As informações foram obtidas com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que revelou que o consumo de gasolina em 2013 foi de 40,9 milhões de litros, ante 39,6 milhões de litros no ano anterior. No caso do etanol, cujas emissões de CO2 são consideradas neutras, o consumo aumentou de 9,8 milhões de litros em 2012 para 10,5 milhões de litros no ano passado. Por fim, o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) caiu de 5,2 milhões em 2012 para 5,0 em 2013.

Em termos ambientais, isso é preocupante justamente por conta das emissões de Gases de Efeito Estufa. A gasolina emite, em média, 2,269 quilos de CO2 por litro, enquanto as emissões da queima do etanol são compensadas durante o crescimento da cana-de-açúcar. A retração do consumo de GNV, por sua vez, contribuiu com o aumento da poluição e, com isso, o Brasil emitiu 57.767 toneladas de CO2 (57 mil toneladas) a mais quando comparado com 2012. A queda, segundo a Comgás – maior distribuidora de gás natural canalizado do País – é decorrente da substituição do GNV pela gasolina.

Testes recentes realizados pela Comgás na UMICORE (empresa homologada pela Cetesb – Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), relevaram que os motoristas que utilizam GNV poluem 20% menos em relação a Gasolina e 15% menos quando comparado com o Etanol.

GNV da Comgás
O segmento automotivo representa 4% do volume total de gás natural distribuído pela Comgás, que atende a 307 postos de combustíveis do estado de São Paulo. No primeiro trimestre do ano, a Companhia observou um aumento no número de instalações do kit GNV em veículos. Foram realizadas 670 conversões nos três primeiros meses do ano, 4,5% a mais do que o mesmo período de 2013, quando ocorreram 641 conversões. Para promover o segmento, a Comgás intensificará as campanhas de marketing que comunicam os benefícios do GNV para o público-alvo, assim como, fortalecerá os novos canais de vendas, como segmento de frotas, concessionárias, taxistas e parcerias com empresas convertedoras de veículos.

Sobre a Comgás
A Companhia de Gás de São Paulo é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A Comgás responde por 22% do total das vendas do energético no País e atende aos segmentos residencial, comercial e industrial, além de usinas termoelétricas, plantas de cogeração e postos de gás natural veicular (GNV).

Ao todo, a rede de distribuição da companhia se estende por mais de 11 mil quilômetros, em 75 municípios da sua área de concessão (localizados na Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba).

A Comgás opera no regime de concessão, por contrato firmado em 1999 com o Estado, através da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). Desde a privatização, a Companhia ampliou significativamente a sua presença na área, que é composta por 177 municípios, que concentram cerca de 27% do PIB Brasileiro, com 9,2 milhões de residências e 10 milhões de veículos.

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