26.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Rabeca traz show do violinista flamenco uruguaio Pablo Vares

Data:

A Rabeca Cultural convida para apresentação musical com o violonista flamenco uruguaio Pablo Vares, dia 27 de outubro de 2024, domingo, às 19h30.

No violão flamenco e handpan, a arte centenária do sul da Espanha se encontra com um dos instrumentos mais recentes da humanidade. Repertório autoral e releituras de grandes clássicos. Tradição e inovação numa apresentação intensa e hipnótica

Músico e compositor todo terreno. Seja no espaço público ou como solista convidado por uma orquestra sinfônica, mantém sua identidade e valor musical em toda situação e contexto. Das ruas, aos teatros. Natural do Uruguai, naturalizado brasileiro, suas músicas tocam nas ruas e na televisão. Compõe para cinema, mas toca para todos. Violonista flamenco com mais de dez anos de experiência dentro e fora do âmbito tradicional, em constante pesquisa e transformação.

Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai radicado no Brasil desde 2012. Percorre seis estados apresentando dezenas de espetáculos e trabalhando com mais de quinze companhias de dança flamenca. Indicado a dois prêmios de melhor trilha sonora em peças de teatro, trabalha com grandes nomes como Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller, Marcos Mion, Bruno Fagundes e Jorge Farjalla. Grava com vários artistas como a banda Blitz e produz músicas para a Globo, que tocam no Big Brother Brasil 2022.

Compõe para o meio audiovisual e tem seu trabalho exibido na Irlanda. Vinculado a instituições de renome como o Instituto Cervantes, o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e diferentes universidades. Participa em uma dúzia de programas de rádio e televisão como o “Caldeirão do Huck”, “Caldeirão com Mion”, “Encontros com a Fátima Bernardes”, “Dancing Brasil” e “Você na TV!” em Portugal.

Artista de rua desde 2013, leva arte e cultura para todos e tem seu trabalho reconhecido ao ser convidado a participar em festivais, documentários e séries do segmento como “Buscando Buskers”, que passa em diversos canais como Arte 1 e Music Box Brasil. Seu trabalho instrumental possui uma identidade própria que o leva a palcos reconhecidos do meio como o Clube do Choro Brasília e o Marien Calixte Jazz Music Festival, participando assim nos mesmos eventos que grandes artistas de renome como Marcell Powell e Hamilton de Holanda.

Radicado no Brasil desde 2012, trabalha por todo o território nacional com mais de quinze escolas e companhias de dança flamenca com as quais faz turnê e recebe uma indicação ao prêmio Açorianos por melhor trilha sonora. Apresenta, assim, dezenove espetáculos em teatros de todo o país e participa em todo tipo de tablaos e festivais do meio flamenco.

Desenvolve um trabalho único ao unir as técnicas do violão flamenco às do live looping. Esta junção é um fio condutor no tempo que une tecnologia e tradição, as raízes de uma arte centenária com as possibilidades dos dias de hoje. Esta técnica permite criar um diálogo musical onde interagem diversas vozes que nascem de um único instrumento. Se apresenta assim em palcos de todo o país.

Seus vídeos de humor respondendo haters nas redes sociais resultaram em mais de vinte matérias publicadas. Isto inclui uma entrevista para a revista Quem e publicações em outros canais reconhecidos como a Caras e a coluna da Patrícia Kogut. Dessa forma consegue provocar a reflexão sobre assuntos como preconceito, julgamento e os estigmas dos padrões de beleza artificiais na nossa sociedade.

Através de colaborações com outros artistas incorpora o flamenco a projetos de outras vertentes. Desde rock nacional (grava duas músicas com a banda Blitz) até o metal (feat com a Violet Orlandi, que tem 1M seguidores no YouTube) passando pelo pop (Lua cheia – Dienis ft. Letícia Spiller esteve entre as 100 mais tocadas do Brasil no Spotify). Pablo consegue se adaptar e incluir sua identidade em diferentes estilos.

Percorre nove estados e fica ano e meio em cartaz com a peça de teatro Dorotéia, que comemora os sessenta anos de carreira da atriz Rosamaria Murtinho. Participa no musical Zorro: Nasce uma Lenda, que bate o recorde de bilheteria do Teatro Santander em São Paulo com Marcos Mion, Letícia Spiller, Bruno Fagundes e elenco. Atua como intérprete e diretor musical do espetáculo Infusión, que apresenta em quatro estados e cria a trilha sonora para o Ensaio Hamlet Máquina (Letícia Spiller, Dir. Jorge Farjalla), monólogo em quatro atos gravado para transmissão em formato online no Teatro XP Investimentos durante a pandemia.

Seu trabalho nas ruas como Juglar (Jogral) perpetua um ofício milenar e promove, desde 2013, valores como livre acesso a arte e cultura, e a apropriação do espaço público para intercâmbios culturais e experiências enriquecedoras. Se apresenta desta forma em oito cidades e três países de dois continentes. Participa em três festivais representando a classe em dois estados, e é convidado a dar depoimento sobre suas experiências em dois documentários e na série Buscando Buskers que passa em canais como Arte 1 e Music Box Brasil.

É encomendado com a produção de dez faixas para a Biblioteca Musical da Globo, que tocaram durante o Big Brother Brasil 2022. Durante a pandemia assina a trilha sonora para a curta-metragem Enquanto Seu Lobo Não Vem, que estreia na Irlanda, e para a peça Ensaio Hamlet Máquina, transmitida em formato online em parceria com o Teatro XP Investimentos. Ambos trabalhos protagonizados pela atriz Letícia Spiller sob a direção de Jorge Farjalla.

Difusor do flamenco, participou em uma dúzia de programas de rádio e televisão como O Caldeirão do Huck, Encontros com Fátima Bernardes, Dancing Brasil e Tamanho Família no Brasil e Você na TV! em Portugal.

Solista convidado pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, realiza sua primeira gravação com orquestra e tem duas apresentações marcadas nesse formato para 2023. Em formato solo, apresenta o show Encruzilhada no Fringe em Curitiba, no Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (RJ) e no Instituto Cervantes Rio de Janeiro. Seu show “La Fragua” (disponível no YouTube) estreou em formato online durante a pandemia graças ao patrocínio da Fundação Ecarta e, posteriormente, em formato presencial, é recebido pelo Instituto Cervantes Brasília. Atualmente apresenta seu show Inexorable, como pré lançamento do seu primeiro disco homônimo, que leva para o Clube do Choro em Brasília e o Marien Calixte Jazz Music Festival em Vitória participando, assim, no mesmo evento que grandes nomes como Hamilton de Holanda.

Ministra cursos especiais em universidades como a UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e instituições de renome como o Instituto Cervantes e o Sindicado Nacional dos Compositores Musicais. Em paralelo, suas video aulas para a escola virtual Cordas e Música já atingiram mais de noventa mil visualizações no YouTube.

Pablo Vares conta com o apoio da PHX Instrumentos, Leolani & Kumu e Rômulo Almeida Luthieria.

Serviço

Pablo Vares

Violão Flamenco e Hangpan

27 – Domingo – 19h30

Ingressos R$ 40,00. Crianças até 12 anos pagam meia entrada. Antecipados até às 17h do dia 27 de outubro, domingo, pelo whatsapp 19 997206186, ou na portaria a partir das 19h

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Cantor e compositor Ale Carmani lança o álbum “Mãe Natureza” no Centro Cultural Casarão

Gratuito, show acontece no dia 23 de novembro, às...

Tem Choro em Detalhes na Rabeca Cultural, dia 23

A Rabeca Cultural convida para a apresentação musical “Choro...

Apresentação musical nesse sábado na Rabeca Cultural

A Rabeca Cultural convida, em sua segunda edição, para...

Comic City Con 2024 reúne artistas e fãs da cultura geek no domingo, 17/11

A Comic City Con 2024 de Campinas será realizada...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363