A Revista do Cinema Brasileiro deste sábado (14) será sobre um projeto que mudou a estrutura da produção audiovisual nacional: o Pólo Cinematográfico de Paulínia. Em atividade desde 2007, o projeto já viabilizou a realização de mais de 30 longas metragens. Entre eles, alguns dos filmes mais significativos dos últimos anos na produção brasileira, como Budapeste, Jean Charles e Ensaio Sobre a Cegueira.
No estúdio, a apresentadora Julia Lemmertz conversará com o diretor Breno Silveira, que filmou no local À Beira do Caminho. O programa traz também os bastidores da terceira edição do Paulínia Festival de Cinema, que aconteceu recentemente. O Festival, um dos maiores eventos do audiovisual brasileiro, nasceu após a criação do Pólo de Cinema, com o objetivo de levar ao público as produções apoiadas pelo edital de financiamento de filmes de Paulínia, um dos mais disputados do país.
Será exibida ainda uma matéria com Luiz Alberto Pereira, diretor da comédia As Doze Estrelas, rodada na região. Ele trabalhou com alunos da cidade, formados pela antiga Escola Magia do Cinema, hoje Espaço Cultural destinado ao ensino de técnicas do mundo das artes. Os editais de financiamento de Paulínia têm como um dos principais objetivos, a garantia de que a mão de obra local seja absorvida pelas produções apoiadas.
O programa Revista desta semana mostra ainda a divulgação dos cinco vencedores da primeira eliminatória do Cel.U.Cine. O festival de micro metragens premia filmes de até três minutos, feitos para serem exibidos na tela do celular, e nesta etapa teve como tema “O mundo é uma bola”.
Revista do Cinema Brasileiro vai ao ar sábado, às 20h30, na TV Brasil, com reprise na segunda-feira, à 1h.




