A Concessionária Rota das Bandeiras realizou na manhã deste domingo (4) um simulado de acidente com múltiplas vítimas. A ação ocorreu no km 136 da pista marginal sul da rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas, e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre vítimas caracterizadas e profissionais.
O simulado faz parte do treinamento contínuo para aprimoramento das equipes de resgate, atendimento e sinalização. Além de profissionais da Concessionária, participaram equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Defesa Civil e da Concessionária Renovias.
Para dar mais realismo ao treinamento, 18 vítimas foram caracterizadas, com diversos ferimentos e até amputações. O cenário montado ilustrou um acidente entre um caminhão carregado com diesel e um micro-ônibus, seguido de um choque com capotamento de outros dois veículos. Houve encarceramento de vítimas e um dos veículos pegou fogo.
“Este tipo de ação é essencial para avaliarmos e aprimorarmos o atendimento, sobretudo em eventos grandiosos em que outros órgãos são acionados. Para que se checasse o tempo de resposta, por exemplo, não avisamos previamente nossa base e nem os profissionais de resgate de que se tratava de um simulado, justamente para sabermos o tempo de deslocamento de viaturas até o local do acidente. O resultado foi bastante positivo˜, explica o diretor de operações da Concessionária, Fábio Souza.