A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, fará uma série de modificações no tráfego da rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas, a partir da noite da próxima segunda-feira (14), no trecho entre a Via Anhanguera (SP-330) e o trevo dos Amarais. As alterações são necessárias para a continuidade das obras de implantação do trecho final das marginais da D. Pedro I e de remodelação do trevo.
A primeira alteração programada irá impactar os motoristas que deixam a Via
Anhanguera para ingressar na D. Pedro I. O acesso da pista sentido Interior da
Via Anhanguera para a pista sentido Jacareí da Dom Pedro I, na saída 103 B da
pista principal da SP-330, será temporariamente interditado. Como alternativa,
a partir da madrugada de segunda (14) para terça-feira (15), o acesso será
feito pela saída 103 A, a partir da pista marginal da Via Anhanguera.
A Concessionária Rota das Bandeiras instalou uma faixa de aviso aos motoristas e fará toda a alteração de sinalização necessária na Via Anhanguera para orientação aos motoristas. As adequações foram definidas em conjunto com a CCR AutoBAn, concessionária que administra a Via Anhanguera, e a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
Alterações prosseguem até segunda-feira, dia 21
Outras alterações estão previstas para o decorrer da semana. Na quarta-feira (16), será liberado o tráfego em um novo viaduto do Trevo dos Amarais, na conexão entre os bairros Jardim São Marcos e Santa Mônica. Com a liberação, o fluxo de veículos sobre a D. Pedro I passará a ocorrer de forma independente pelos dois viadutos, um em cada sentido da avenida Comendador Aladino Selmi. Obras complementares, no entanto, ainda são necessárias nos dispositivos.
Já no fim de semana dos dias 19 e 20, será feito o bloqueio do tráfego para
quem está na pista sul (sentido Jacareí) da D. Pedro I e quer acessar a Aladino
Selmi, sentido Centro, contornando o Aeroporto dos Amarais. O fechamento no km
143 será necessário para a liberação parcial de um novo trecho da marginal.
Durante o bloqueio do fim de semana, os motoristas deverão permanecer na D.
Pedro I e fazer o retorno no km 139, altura de Barão Geraldo.
Por fim, na segunda-feira, dia 21, às 10h, será fechado de forma permanente o acesso da pista expressa para a marginal da D. Pedro I no km 142. Com a modificação, os motoristas que desejam acessar a região do Praça Capital devem ficar atentos: será necessário ingressar no novo trecho da marginal a partir do km 145, altura do Frango Assado.
Todo o trecho receberá sinalização especial. A Concessionária pede compreensão aos usuários, sobretudo nos primeiros dias de modificação no tráfego, e ressalta a necessidade de respeito aos limites de velocidade, já que a região continuará em obras e as liberações neste primeiro momento serão parciais.
A implantação das marginais e remodelação dos dispositivos na região conta com investimento total de R$ 186,8 milhões, totalmente custeado pela Concessionária. A conclusão das obras está prevista para o fim deste ano. Com a entrega, o trecho urbano de Campinas da D. Pedro I passará a ter cinco faixas, por sentido, em um trecho de 16,5km, desde o Trevo da Leroy Merlin até o entroncamento com a Anhanguera.
Os motoristas que desejarem mais informações poderão entrar em contato com a
Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o
serviço funciona 24 horas.