Trinta oficiais do exército estão sendo treinados pelos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)de Campinas, desde o dia 9 de setembro, para atuarem em uma missão no Haiti. O treinamento, que inclui a parte prática e teórica, irá capacitá-los para prestarem atendimento em situações de emergência. A capacitação está sendo realizada na Academia da Guarda Municipal, localizada na Lagoa do Taquaral (entrada pelo portão 3) e atende a uma solicitação do comando do Exército Brasileiro.
Os instrutores são do Núcleo de Educação do Samu Campinas e durante os dias 9, 10 e 11 vão promover aulas sobre traumas, ferimentos, imobilizações, parto normal, queimaduras, casos de múltiplas vítimas, ataques de animais peçonhentos, emergências clínicas de caráter cardiológico, neurológico e metabólico (como convulsões, hipoglicemias, desidratações e AVC – Acidente Vascular Cerebral). Entre os sargentos e oficiais treinados encontram-se médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.
A partir do dia 13 de setembro, o grupo irá vivenciar a rotina de trabalho dentro das viaturas de suporte básico e avançado do Samu. Durante uma semana, das 7 às 19 horas, cada subgrupo com dez oficiais acompanhará as equipes de atendimento ao serem acionadas para as ocorrências. O treinamento está previsto para terminar no dia 4 de outubro.





