A SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) promete regularizar a distribuição de água tratada em Campinas nesta segunda-feira (13) após um final de semana com registro de falta d’agua em vários pontos da cidade. O motivo para a baixa no fornecimento foi a redução na captação em 40% na cabeceira do rio Atibaia, segundo a SANASA. A empresa alega o baixo índice de água no manancial e o aumento de material particulado de poluentes que impediu a captura de água no leito do Atibaia, que responde por 95% de oferta de água pra Campinas.
Os locais mais afetados foram as regiões mais altas dos bairros do Campo Grande e Ouro Verde além de alguns pontos do distrito de Sousas e parcialmente Nova Campinas e Taquaral. Segundo a SANASA o problema foi dimensionado devido também menor força de vazão de água e entrada de ar nas redes de distribuição afetando o serviço que deve voltar a normalidade no decorrer das próximas horas.
A SANASA informa que pra dar continuidade aos trabalhos de melhorias de substituição de registro e interligação de rede vai interromper o fornecimento de água nesta terça-feira (14) das 8 as 17 horas nos bairros de Sant Genebra, Vila Costa e Silv, Vila Miguel Vicente Cury, Parque Taquaral, Vila Jorgina, Condomínio Fazenda Taquaral, Vila Romana, Jardim Centenário, Vila Formosa, Núcleo Habitacional Colin do Sol e Núcleo Habitacional Jardim Centenário
O tempo seco e falta de chuvas elevou para 12% a umidade relativa do ar registrada no domingo levou a Defesa Civil decretar situação de emergência. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) de 12 a 20% de umidade relativa do ar determina estado de alerta. A OMS aconselha a evitar atividades físicas entre às 10 e 16 horas.