16.9 C
Campinas
domingo, novembro 10, 2024

Saúde prepara monitoramento especial de estratégia da vacinação contra sarampo e pólio

Data:

A Secretaria de Saúde de Campinas programou para sábado, 3 de agosto, um trabalho de monitoramento especial da estratégia de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Ele inclui aplicação de doses em residências onde forem encontradas cadernetas com atraso.

A ação faz parte de uma mobilização nacional para que o Brasil busque a recertificação de país livre do sarampo, e tem ainda o objetivo de verificar como está a imunização contra a paralisia infantil na cidade diante da substituição gradativa da vacina oral para a versão injetável, conforme medida anunciada pelo governo federal em julho do ano passado.


Como será o monitoramento?

A ação será direcionada para crianças de 6 meses a 4 anos. Integrantes das equipes de Saúde da Família de cada um dos 68 centros de saúde (CSs) devem percorrer juntas pelo menos 201 bairros com objetivo de verificar a imunização contra as duas doenças. A amostra será escolhida aleatoriamente, conforme cadastros das unidades básicas.

A lista de territórios previstos está disponível no link: https://portal-api.campinas.sp.gov.br/sites/default/files/noticias/anexo-avulso/Rela%C3%A7%C3%A3o%20de%20bairros%20-%20MEV%202024.pdf

“Esta ação é muito importante para avaliarmos a estratégia de vacinação em Campinas, contribuir com este processo nacional para recertificação de país livre do sarampo, e ver como está a vacinação contra pólio diante da substituição gradativa do imunizante”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli.

As duas vacinas serão aplicadas casa a casa, se houver necessidade. Por isso, a Saúde faz um apelo para que as crianças estejam em casa no sábado e os pais ou responsáveis deixem as cadernetas separadas para a verificação pelas equipes.

Chaúla explicou que os agentes de saúde devem estar de jaleco e identificados nas visitas às residências. Dúvidas podem ser esclarecidas neste dia pelo telefone (19) 2116-0187.

A coordenadora ressaltou ainda que, se necessário, haverá orientação sobre outras doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação que eventualmente estejam atrasadas.


Contexto

O sarampo é uma doença contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia, diarréia e pode levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

Já a pólio é uma doença considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. O último caso no Brasil ocorreu em 1989, sendo que em 1994 houve certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.


Como receber a vacina?

As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão em: https://vacina.campinas.sp.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campinas poderá ter chuvas fortes entre quinta e sexta-feira, alerta Defesa Civil

A região de Campinas pode ter chuvas fortes entre...

Emdec monitora 52 pontos suscetíveis a alagamentos e reforça efetivo

Como parte da Operação Chuvas de Verão, a Empresa...

Emdec realiza operação de trânsito e transporte para vestibular da PUC Campinas

Entorno do Campus I terá bloqueios nos dias 8...

Aumento de casos de SRAG por gripe reforça importância da vacinação para grupos prioritários

Doses continuam disponíveis nos 68 centros de saúde de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363