Artista é diretor do Centro de Pesquisa em Teatro de Bonecos
O Ponto de Cultura , que abriga o Centro de Pesquisa de Teatro de Bonecos (CPTB), da Associação Inventor de Sonhos, coordenada pelo ator Sebastian Marques, vem promovendo na cidade de Amparo diversas atividades culturais. A entidade possui mais de vinte anos de fundação e hoje é referência nacional e internacional na pesquisa e na realização de espetáculos de bonecos.
O objetivo principal do projeto é formar educadores sociais e assim, preservar a cultura dos bonecos de mamulengos. Em Amparo, foram constituídos quatro núcleos de formação: Teatro de Bonecos, Artes Plásticas, Dramaturgia, Ecologia e Mulungu Vivo.
Formado em Filosofica pela PUCCAMP e em Artes Cênicas pela UNICAMP, Sebastian é hoje referência do teatro de mamulengos no Brasil e países como Itália, França e América Latina.
Anualmente, o Centro promove em várias cidades brasileiras o Festival de Bonecos. A iniciativa é levar entretenimento gratuito. Os espetáculos são encenados em praça pública. O intuito é mostrar o improviso. O teatro de manulengos nasceu nos tempos da ditadura e desde então, sobrevive passando a tradição de pai para filho. “O boneco é mágico e busca tirar as crianças da internet. O boneco é lúdico. As tragédias gregas se baseavam na ética. Hoje podemos dizer que retornamos aos clássicos, buscando novos caminhos”, argumenta.
O artista diz que gostaria de trazer estas experiências para Campinas, mas se diz ressentido com a falta de interesse do poder público. Por isto, a escolha da cidade de Amparo, como sede da entidade.
Entre os próximos projetos, Sebastian está produzindo um espetáculo de sua autoria “Curupira e a maldição da cobra” para o público de crianças de três a seis anos. Também gravará um CD com as letras e músicas. Os bonecos são criação da artista plástica Natasha Faria.





