24.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Secretaria de Saúde confirma mais sete mortes por dengue e total chega a 30

Data:

Vítimas morreram entre 2 de abril e 4 de maio. Entre 1º de janeiro e esta quinta-feira, 23 de maio, foram confirmados 95.690 casos de dengue em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta quinta-feira, 23 de maio, mais sete mortes por dengue na cidade. Os óbitos foram entre 2 de abril e 4 de maio – veja detalhes abaixo. Com isso, o número de vidas perdidas em virtude da doença chegou a 30 neste ano.

Desde 1º de janeiro foram confirmados 95.690 casos de dengue no Município. Assim como em todas as situações de casos registrados, medidas preconizadas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as vítimas: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

A Saúde lamenta as mortes e se solidariza com as famílias. Além disso, reitera o alerta feito desde 2023 com objetivo de sensibilizar a população para tentar reduzir casos e óbitos: a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

“Os sorotipos isolados não serão mais informados a partir da divulgação de mortes desta quinta-feira, 23 de maio. O desfecho óbito depende de fatores como procura precoce por atendimento, manejo clínico adequado e fatores individuais do paciente, não estando relacionado com o sorotipo do caso.  A informação vinha causando dúvidas na população, que estava relacionando a variação do vírus à gravidade dos casos. O Departamento de Vigilância em Saúde [Devisa] ressalta que será divulgada qualquer mudança na circulação dos sorotipos da dengue”, ressaltou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.


Perfil das vítimas

  • Sexo feminino, 24 anos, sem comorbidade. Atendida na rede pública e moradora da área de abrangência do CS Aeroporto. Ela teve início dos sintomas em 30 de abril e o óbito ocorreu em 4 de maio.
  • Sexo masculino, 86 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS 31 de Março. Ele teve início dos sintomas em 22 de março e o óbito ocorreu em 4 de abril.
  • Sexo masculino, 87 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Taquaral. Ele teve início dos sintomas em 6 de abril e o óbito ocorreu no dia 15 do mesmo mês. 
  • Sexo masculino, 75 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Valença. Ele teve início dos sintomas em 2 de abril e o óbito ocorreu no dia 4 do mesmo mês. 
  • Sexo masculino, 90 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS São Bernardo. Ele teve início dos sintomas em 29 de abril e o óbito ocorreu em 4 de maio.
  • Sexo masculino, 75 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Vila Ipê. Ele teve início dos sintomas em 12 de abril e o óbito ocorreu no dia 22 do mesmo mês.
  • Sexo masculino, 84 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Eulina. Ele teve início dos sintomas em 12 de março e o óbito ocorreu em 2 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeitura e Governo Federal assinam compromisso para iniciar obras do PAC 2

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta...

Vila Perseu Leite de Barros terá bloqueio nos dias 21 e 22 de novembro

Quem costuma circular pela Vila Perseu Leite de Barros...

Obras de pavimentação avançam para mais um ponto de ônibus na Andrade Neves

A implantação de pavimento de concreto (piso rígido) em...

Cohab Campinas realiza o 8º Mega Feirão do Imóvel neste sábado, 23

A Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas realiza...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363