16.9 C
Campinas
domingo, outubro 19, 2025
spot_img

Secretaria de Saúde faz bloqueio contra meningite em creche municipal

Data:

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza nesta sexta-feira, 22 de setembro, um bloqueio contra meningite bacteriana em uma creche municipal. A medida foi tomada durante a investigação de um caso, posteriormente confirmado, em uma menina de 2 anos, matriculada no local. Ela passa bem e não corre risco de morte.

O bloqueio é feito com antibióticos em pessoas que tiveram contato prolongado com a criança infectada. Essa seleção é feita pelas equipes técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), que faz uma avaliação minuciosa de quem deve receber o medicamento.

Serão medicados alunos, professores e crianças que iam para a creche no mesmo transporte escolar e tinham contato próximo com a menina infectada. Na quinta-feira, dia 21, foram bloqueados os pais, o irmão de 11 meses da menina e a babá. 

As equipes do Devisa estão orientando os pais de alunos e funcionários da creche. 

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana grave, que pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de tosse ou espirros ou pelo contato próximo e prolongado com alguém infectado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato, nem todas as pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada precisam receber a medicação. 

Neste ano, Campinas confirmou quatro casos de meningite bacteriana. Ninguém morreu. Em 2022 foi confirmado um caso da doença. A vítima morreu.

Sobre a meningite

A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso. É transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas.

Os principais sintomas são cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, abatimento geral, entre outros. Em crianças menores de 1 ano, é preciso observar inchaço da moleira e choro persistente. 

Diante de alguma suspeita de meningite, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Programa Recâmbio promove 192 viagens de retorno para pessoas em situação de rua em Campinas

Iniciativa da Prefeitura ajuda cidadãos a reencontrar familiares e...

Baep de Campinas prende dois homens procurados por corrupção passiva em Jundiaí

Prisões ocorreram em operações distintas nos bairros Morada das...

Vias no distrito do Ouro Verde terão bloqueios viários para obras de rede de gás; saiba quais são:

As interdições serão na Vila Aeroporto e no DIC...

Três vias do Jardim Guanabara terão sentido único a partir desta quinta-feira, 16 de outubro

Nova circulação será implementada para ampliar a segurança na...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade