
Encontro entre prefeitos da Região Metropolitana de Campinas e Secretario Edson Aparecido ocorre em Indaiatuba e trata de questões como transporte ferroviário de passageiros e os problemas das enchentes.
Discute-se a possibilidade de realizar transporte de passageiros pela linha férrea, que atualmente só realiza transporte de cargas. As cidades ligadas pelo trem são Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste.
O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, presidido pelo prefeito de Pedreiras, também planeja a construção de um piscinão na cidade de Sumaré para evitar que o Ribeirão Quilombo, em períodos de chuvas, cause enchentes em Nova Odessa, Americana e Hortolândia. Pretende-se angariar apoio do governo estadual para concretizar a obra.
Outra solicitação será para aumentar a vazão do Sistema Cantareira enquanto não há previsão de chuva. “Estou acompanhando diariamente a vazão e a capacidade com que as represas estão operando”, disse Bernardes Júnior. Ainda com o objetivo de prevenir as cheias, os prefeitos discutem a obra de aumento da vazão do Sistema Cantareira, aproveitando o período sem chuvas.




