O Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresentará nesta sexta-feira, 27 de abril, às 20h, na Casa de Portugal, como parte da contrapartida que OSMC oferece à entidade, que desde o início de ano, está cedendo seu espaço para os ensaios da Sinfônica.
Para esta apresentação a regência da Sinfônica ficará por conta do maestro João Maurício Galindo que, além de reger as mais importante orquestras do Brasil e do exterior, é diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
O programa escolhido para o concerto desta sexta-feira terá Gioachino Antonio Rossini – abertura “O Barbeiro de Sevilha”; Johann Strauss, com a valsa “Vozes da Primavera”; Franz von Suppé – abertura “Cavalaria Ligeira”; e a Sinfonia número 7 de Ludwig Van Beethoven.
Os ingressos estão à venda na portaria da Casa de Portugal – Rua Ferreira Penteado, 1.349, no Cambuí – e podem ser adquiridos das 8h às 12h e das 14h30 às 17hs. No dia do concerto a portaria ficará aberta para aquisição de ingressos até minutos antes do início ou até completar a lotação máxima do espaço, que comporta 350 pessoas.
O preço é de R$ 20,00 a inteira e professores municipais, estudantes e idosos pagando meia entrada (R$ 10,00) mediante apresentação de documentação. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3252-5752 ou pelo e-mail casadeportugal@gmail.com.
Regente convidado
João Maurício Galindo, maestro brasileiro nascido em 1960, começou seus estudos musicais ao ingressar no curso de bacharelado em música da Unesp, em 1978. Lá, teve como principais mestres os franceses Michel Philippot, compositor, e Roger Cotte, musicólogo.
Dirigiu seu primeiro concerto em 1985, no Auditório do Masp, em São Paulo. Em 1989 foi o único brasileiro selecionado para participar do 1º Curso Interamericano para Jovens Diretores de Orquestra, realizado em Caracas, Venezuela, sob os auspícios da OEA – Organização dos Estados Americanos.
Em 1990, assumiu a direção da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Em 1997, transferiu-se para Manaus, onde trabalhou com a recém-criada “Amazonas Filarmônica”. No ano 2000, passou a trabalhar regularmente com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, tornando-se seu Diretor Artístico em 2005. No ano de 2011, assumiu também a direção da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Galindo tem trabalhado regularmente como convidado de várias orquestras no Brasil e no exterior, como a Orquestra Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Província de Bari, na Itália, e Orquestra Filarmônica de Belgrado, na Sérvia.
Tem dois programas de muito sucesso pela Rádio Cultura FM, “Pergunte ao Maestro”, e “Encontro com o Maestro”, e apresenta pela TV Cultura o programa “Pré-Estreia”. É também autor do livro “Música: Pare para ouvir!”, editado em 2009 pela Melhoramentos. João Maurício ainda é mestre em musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP.




