Sousas vai ganhar uma base comunitária da Guarda Municipal de Campinas. A instalação da sede da corporação no distrito está em estudo e análise técnica e a previsão é que a edificação seja concluída em no máximo dois anos. A viabilização do projeto é em conjunto com a Incorporadora QOPP que adquiriu um área para a instalação de um empreendimento imobiliário e vai doar uma espaço para a construção da base da GMC. O endereço mais provável é a via de continuação da Avenida Julia Conceição Alves, nas proximidades do Cemitério.
Segundo a Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas ainda não há uma previsão do tamanho bem como quantos homens e viaturas disponibilizados para a futura sede. Porém, a previsão é que a infraestrutura seja bem superior do que a da base da GM do Gramado. Lá estão em operação três viaturas da GMC e 30 homens em prontidão 24 horas para atender inclusive as chamadas emergenciais da população de Sousas e Joaquim Egidio.
A base do Gramado, localizada na esquina da Rodovia Heitor Penteado com a Rua Antonio Marchilli, no Jardim das Palmeiras, foi uma iniciativa Público Privada graças as contrapartidas da Prefeitura de Campinas que entrou com o efetivo da corporação em conjunto com as associações de bairro da Sociedade Hípica e do Condomínio Residencial Gramado que disponibilizaram área para edificação, o imóvel, equipamentos básicos como aparelho de telefone e computadores com acesso via internet. Além da localidade onde está instalada, a base pode realizar patrulhamento no Parque Ecológico.
STF
Sousas já teve uma base comunitária da GMC. Em junho de 2012 o imóvel foi desativado por decisão preferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) atendendo uma ação popular contra a Prefeitura de Campinas. A ordem do STF foi aclamada pela reclamação de que a base da GMC foi construída em uma praça pública. Como não cabe recurso, a decisão foi cumprida e os homens da GMC foram transferidos para outros sedes da corporação.