Subiu. Depois de quatro anos na terceira divisão do futebol brasileiro, o Guarani está de volta. Desacreditado por ter sido derrotado por 3 a 1 pelo ASA em Alagoas no jogo de ida, o Bugre calou a todos e venceu por 3 a 0 avançando para a semifinal da Série C e garantindo o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O Guarani havia sido rebaixado para a C em 2012.
Leandro Amaro e Eliandro duas vezes, centroavente contratado para a fase final, marcaram os gols da vitória do alviverde. O jogo aconteceu no sábado, no Brinco de Ouro da Princesa. Cerca de dez mil torcedores estiveram presentes e fizeram festa pela cidade depois da classificação.
O jogo
Entrando no jogo precisando do resultado, o Guarani partiu para cima do adversário no início do jogo. Com o ASA muito fechado, o Bugre conseguiu furar a barreira do adversário aos 24 minutos do primeiro tempo. Em uma cobrança de falta de Fumagali, Leandro Amaro completou de cabeça para as redes.
No segundo tempo, o Guarani precisa de mais um gol. O ASA, que já tinha perdido dois jogadores machucados no primeiro tempo, não resistiu e perdeu a classificação em duas falhas. Aos 9 minutos do segundo tempo, o goleiro do ASA, Tiago Braga, recebeu recuo, se enrolou com a bola e na hora de dar um chutão, jogou em cima de Eliandro. A bola, mansamente, entrou nas redes.
O resultado classificava o Guarani, mas o Bugre conseguiu ampliar aos 27 minutos. Depois de um chutão, a zaga do ASA errou o tempo de bola, ela quicou na área e Eliandro consegui cabecear entre dois zagueiros e o goleiro. Depois disso, foi só comemorar. Guarani 3 x 0 ASA.
Em busca de título inédito
O Bugre ainda disputa as semifinais da Série C e busca o título inédito. Campeão da Série A em 1978 e da Série B em 1981, o Bugre tem a chance de erguer um caneco nacional outra vez. O adversário do Guarani é o ABC, que venceu o Botafogo (SP).
Do outro lado da chave, Juventude e Boa Esporte brigam pela vaga na final. As partidas do jogo de ida acontecem no próximo fim de semana, quando o time de Campinas vai até Natal para visitar o ABC. Depois, decide a vaga na final em casa.