Visando atender ao maior número de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e gestantes que ainda não tomaram a dose da vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe até o dia 10 de julho. Até o momento, a cidade já atendeu 38.785 munícipes, o que corresponde a 90,12% da cobertura vacinal, e índice superior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 80%.
O último boletim divulgado pela Saúde de Sumaré aponta que foram vacinadas 13.271 crianças entre 6 meses a menores de 5 anos (82,22%), 3.113 profissionais da saúde (107,46%), 648 mulheres com até 45 dias pós-parto (135,85%), 2.098 gestantes (72,27%) e 19.655 idosos (95,33%).
Portadores de doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau 3 e transplantados, também devem ser imunizados e não precisam apresentar receita médica para vacinação.
Recentemente, novos grupos foram inclusos para vacinação de acordo com determinação da Secretaria de Saúde do Estado. A vacina também está disponível para professores e todos os funcionários das redes pública e privada de Ensino, Polícias Federal, Militar e Civil, Bombeiros, funcionários dos Correios, motoristas e cobradores de ônibus, moradores de rua, funcionários da Defensoria Pública Estadual e Municipal, coletores e colaboradores de Limpeza Urbana.
Os profissionais que foram recentemente inclusos na Campanha de Vacinação deverão apresentar comprovante de vínculo ou atividade laboral das suas categorias. Para estes grupos, a imunização será mantida até o esgotamento da vacina.
VACINA
A vacina contra a gripe oferece proteção contra os três tipos de vírus Influenza de maior circulação no país neste período de sazonalidade (maio a setembro) e é a única medida de proteção eficaz. O público alvo da Campanha que não se vacinou, ao contrair o vírus, pode desenvolver complicações, agravamento do quadro clínico, como pneumonia, internações em Unidade de Terapia Intensiva e resultar em óbitos por conta da decorrência da infecção viral.
De acordo com a gerente de Saúde Coletiva, Adriana Medeiros, “é importante ressaltar que a vacinação através de grupos prioritários é uma estratégia nacional de vacinação para proteger grupos da sociedade da população mais vulneráveis, sendo considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a melhor estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos”.
PREVENÇÃO
A Influenza (gripe) é uma das doenças respiratórias virais mais prevalentes da humanidade, transmitida rapidamente entre as pessoas provocando a ocorrência de epidemias. As complicações da doença são mais comuns nos grupos de idosos e crianças menores, além das gestantes.
“Mulheres grávidas têm risco maior de desenvolver doença de forma grave, com complicações e hospitalizações. Alertamos as gestantes para que procure o mais rápido possível uma sala de vacinação da Rede Municipal de Saúde para receber a vacina que está disponível gratuitamente. A imunização antes do inverno para todas gestantes é amplamente recomendada também pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e, além de proteger a gestante, indiretamente oferece proteção ao recém-nascido que não pode ser imunizado durante os 6 primeiros meses de vida”, explicou Adriana.
Ainda segundo o Departamento de Saúde Coletiva, com relação aos idosos, a prevenção da gripe é muito importante para redução das pneumonias secundárias, hospitalização e óbito. “No inverno os idosos sofrem mais com doenças respiratórias e ao receber a vacina, além de estar protegido, o idoso também protegerá as pessoas que não foram contempladas na vacinação gratuita, uma vez que diminui a transmissão da doença”, completou a gerente.
A transmissão dos vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacinação está ocorrendo em 20 Unidades de Saúde da Rede Pública Municipal, de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento da sala de vacinas deve ser consultado na própria unidade. O público alvo desta campanha deverá procurar os postos de vacinação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).