Parlamentar diz que governador errou no tarifaço, perdeu apoio de prefeitos e pode enfrentar “rebelião” no interior
Por Sandra Venancio
O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem grandes chances de perder a disputa pela reeleição em 2026. Segundo ele, o chefe do Executivo paulista desgastou sua relação com prefeitos, errou ao insistir no aumento da tarifa de pedágios e ao “peitar o Supremo Tribunal Federal”, perdendo a confiança do eleitorado e de parte do empresariado.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Em entrevista ao portal A Guardia Notícia, Pinato previu um cenário de isolamento político para Tarcísio. “Vai ter uma rebelião perante deputados, prefeitos e vereadores. Os secretários dele acham que são mais importantes, que não são políticos. É muito bonito falar que não é político, né? É tudo empresário. Mas eu já vi esse filme”, disse, comparando a situação à crise enfrentada pelo ex-governador João Doria.

O deputado também afirmou que o governo Lula poderia vencer com facilidade no interior paulista caso decida lançar Geraldo Alckmin. “O carioca também caiu de paraquedas em São Paulo. Se o governo Lula colocar o Alckmin, montar a Secretaria do Interior e levar recursos, o Tarcísio perde a eleição. Perde. E vai perder”, reforçou.
Quem é Fausto Pinato
Fausto Pinato é deputado federal desde 2014 e tem como principal base eleitoral o Oeste Paulista, com forte apoio em cidades como Votuporanga, Fernandópolis e Araçatuba. Preside a Frente Parlamentar Brasil–China e foi crítico contumaz do governo Jair Bolsonaro, especialmente nas declarações do ex-presidente contra Pequim.
Durante o governo Bolsonaro, Pinato afirmou temer “desvio de personalidade” da então maior autoridade do país e chegou a declarar que o presidente “poderia confundir realidade com ficção”, sugerindo possível instabilidade emocional.




