O primeiro longa metragem de Teresa Aguiar, Topografia de Um Desnudo, chega a Campinas com a pré-estreia, aberta ao público, dia 21 de agosto no Topázio Cinemas, Shopping Prado.
No elenco estão grandes nomes, como Lima Duarte, Ney Latorraca, José de Abreu, Gracindo Junior, e outros. Algumas cenas foram rodadas no Pólo Cinematográfico de Paulínia e moradores do local tiveram participações como figurantes.
O longa é uma adaptação da peça do dramaturgo chileno Jorge Diaz, com tradução de Renata Pallottini. A história foi dirigida por Teresa Aguiar pela primeira vez no Brasil em 1985, após o texto ficar 13 anos sob censura.
Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da Rainha Elizabeth. Num clima de tensão social e política que antecede o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Baseado em fatos reais, Topografia de Um Desnudo, desvenda um lado pouco conhecido do Brasil: a “Operação mata-mendigos”,onde eles eram presos, torturados e jogados vivos e amarrados nos rios Guandú e da Guarda.
Alguns pesquisadores ligam as torturas a uma espécie de treinamento pelo qual estavam passando quadros da própria polícia, pois o fato se deu pouco antes de o país sofrer um golpe militar. Mas o consenso é de que um dos motivos era a necessidade de “limpar” a cidade para a visita da Rainha.




