25.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Trabalho infantil: 10 municípios das regiões de Campinas e Piracicaba farão o combate dentro das escolas

Data:

trabalho-infantil-combate
O objetivo do acordo é levar o tema trabalho infantil para ser debatido dentro das salas de aula, de forma a combatê-lo

Representantes das Secretarias de Educação de 10 municípios paulistas assinaram na tarde dessa segunda-feira (7) um acordo de cooperação técnica perante o Ministério Público do Trabalho, pelo qual se comprometeram a implementar, para o ano letivo de 2016, o programa “MPT na Escola” na rede municipal de ensino. São eles: Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Santa Bárbara D´Oeste e Sumaré.

O “MPT na Escola” consiste em um programa de âmbito nacional cujo objetivo é levar o tema trabalho infantil para ser debatido dentro das salas de aula, de forma a combatê-lo. Os educadores dos municípios que aderiram ao projeto receberão material didático e orientações para desenvolver a temática nas escolas municipais e comunidades em seu entorno, bem como um trabalho com a família dos estudantes.

Segundo a procuradora Marcela Monteiro Dória, um dos principais objetivos do programa é reduzir a evasão escolar ocasionada pelo trabalho em idade precoce, além de preservar a saúde física, mental e social dos menores submetidos ao labor. “No próximo dia 31 de março haverá uma primeira capacitação dos agentes educadores em Campinas. Vamos sensibilizá-los para uma abordagem do tema em sala de aula e em reuniões com os pais, fortalecendo a luta contra o trabalho de crianças e adolescentes”, afirma.

O estado de São Paulo é o mais rico e desenvolvido da Federação em termos socioeconômicos, mas mesmo assim, é palco frequente do trabalho infantil. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada dez crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos, uma trabalha. A situação não se restringe a uma determinada região ou atividade. Ainda segundo o estudo do IBGE, na faixa dos 10 aos 13 anos, cerca de 70 mil crianças trabalham em São Paulo.

Durante a capacitação que acontecerá no próximo dia 31 de março, em Campinas, serão abordados temas como o conceito de trabalho infantil, as formas de proibição, as normas protetivas da criança e do adolescente e as atividades que compõem a chamada “lista TIP”, em que são listadas as piores formas de trabalho infantil, além da proibição do trabalho noturno, insalubre, perigoso e aqueles contidos no decreto federal nº 6.481/08.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363