A Estação Cultura será palco da Trilha Antirracista nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, das 8h às 16h. O evento reúne estudantes e professores para a apresentação de trabalhos voltados ao combate ao racismo e à valorização da cultura negra. A atividade conta com a participação de 97 escolas públicas ligadas à Diretoria de Ensino Oeste, envolvendo mais de 5 mil alunos. A entrada é gratuita.
Criada em 2022, a Trilha Antirracista também promove formações para educadores. Este ano, mais de 500 professores participaram de capacitações realizadas em parceria com a Unicamp, focadas em aprofundar o conhecimento sobre a cultura negra e aprimorar práticas pedagógicas. O evento é organizado pela Diretoria de Ensino Oeste em parceria com o Coletivo Vida Nova.
A dirigente regional, professora Patrícia Adolf Lutz, não esconde a ansiedade para que a comunidade escolar veja o que a escola pública é capaz de produzir. “Há muito empenho tanto dos estudantes, quanto de professores e funcionários das escolas. O tema é de extrema necessidade de debate e a exposição tem o objetivo de fortalecer as ações educacionais de combate ao racismo e valorização da ancestralidade que são desenvolvidas em nossas unidades”, comentou.
Patrícia ressalta que serão sete horas de exposição na Estação Cultura de Campinas. “É um local de relevância histórica da cidade. A área cria a atmosfera perfeita para que os nossos estudantes da rede estadual mostrem os seus potenciais e ampliem os debates em torno do tema antirracista”, concluiu a dirigente.
Serviço:
Trilha Antirracista
Data: 4 de dezembro (quarta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
Entrada gratuita