O espetáculo teatral “Uma Opereta Barata” estreia na Sala dos Toninhos, que está sendo reativada na Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”. A apresentação, marcada para os dias 7, 8, 9 e 10 de agosto, às 20h, estará a cargo do coletivo ‘La Bruja Invenciones Imaginárias’, com apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), o projeto “Uma Opereta Barata” prevê quatro apresentações do espetáculo, além de duas oficinas gratuitas que abordarão o processo criativo do grupo, com orientação dos atores do coletivo.
As apresentações terão ‘ingressos no chapéu’ (contribuições espontâneas). O coletivo ‘La Bruja Invenciones Imaginárias’ conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Campinas e da Rede Usina Geradora, integrando as ações do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura.
Sala dos Toninhos
A Sala dos Toninhos é um espaço que está sendo reativado para funcionar com uma proposta de gestão compartilhada entre a Rede Usina Geradora, formada por 10 coletivos, e o Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura.
A Sala é um teatro de bolso, com um estrutura básica de luz, som e arquibancada para 70 pessoas. O espaço é resultado da nova metodologia de gestão da Estação Cultura, criando o Laboratório de Produção Cultural.
A Rede Usina Geradora é formada por dez coletivos teatrais e artísticos de Campinas que, junto com a Coordenadoria da Estação Cultura, vêm trabalhando na construção de um processo de gestão compartilhada para a reutilização de espaços inativos. O objetivo é potencializar projetos coletivos e comunitários na área da cultura.
A Sala dos Toninhos está sendo montada e adequada tecnicamente para uso. O grupo ‘La Bruja’ está colaborando para a realização desse projeto por meio da doação de arquibancadas e lâmpadas para refletores.
A Sala também terá um sistema de fiação elétrica mais adequado e potente, permitindo o pleno funcionamento da iluminação cênica. A inauguração está prevista para outubro, quando a Sala dos Toninhos se tornará o espaço de apresentações cênicas de caixa preta dentro da Estação Cultura.
“Uma Opereta Barata “
“Opereta Barata” é uma livre adaptação da “Ópera dos Três Centavos”, de Brecht. Será encenada como um teatro ‘lambe-lambe’ em escala humana, com o uso de máscaras e tendo a música como principal eixo-narrativo.
Segundo os responsáveis, a adaptação pretende ser um contraponto-manifesto à indústria cultural dominada por megaeventos, que permite a exploração dos principais recursos da poética brechtiana. A peça tem direção geral de Verônica Fabrini.
Serviço
Espetáculo “Uma Opereta Barata”
Dias 7, 8, 9 e 10 de agosto, às 20h
Entrada ‘no chapéu’
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura – Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito pela rua Francisco Teodoro, 1050
Oficina ‘Vivência na Técnica de Máscara’
9 de agosto, das 10h às 13h
Entrada gratuita
Idade mínima: 16 anos
Ministrante: Melissa Lopes
Público alvo: atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral
Número de vagas: 20 – preenchimento de acordo com inscrições no site: http://umaoperetabarata.com.br/inscricoes-oficinas/
Oficina ‘A Música em Cena’
10 de agosto, das 10h às 13h.
Entrada gratuita
Idade mínima: 16 anos
Ministrante: Silas Oliveira
Público alvo: atores, músicos, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral
Número de vagas: 20 – preenchimento de acordo com inscrições no site: http://umaoperetabarata.com.br/inscricoes-oficinas/