24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Unicamp testa repelente natural

Data:

Óleo de urucum pode é testado como repelente natural contra Aedes aegypti
Óleo de urucum pode é testado como repelente natural contra Aedes aegypti

Em busca de alternativas para combater doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, pesquisadores da Unicamp, em Campinas (SP), estão testando produtos naturais que podem ser usados como repelentes e inseticidas. Os primeiros estudos estão sendo feitos com óleo de urucum e com própolis de abelha.

De acordo com o pesquisador Paulo Carvalho, do Instituto de Tecnologias Alimentícias da Secretaria de Agricultura do estado (Ital), a capacidade de repelência do urucum já é conhecida, mas ainda não havia uma fórmula específica que comprovasse o efeito no Aedes aegypti.

“Já têm estudos científicos que demonstram essa repelência em extratos de urucum. O que nós estamos buscando com a nossa pesquisa é separar essa substância da semente, deixando o pigmento de um lado e os componentes que têm a atividade de repelência no óleo”, explica.

Pesquisa com galinhas
O pesquisador conta ainda que a equipe pensou que essa repelência poderia ser usada contra oAedes aegypti depois de um estudo com galinhas.

“Nós fizemos há algum tempo um trabalho com galinhas e nós tratávamos as galinhas com sementes de urucum para verificar a coloração da gema do ovo. Nós notamos que nas fezes das galinhas que comiam sementes de urucum não apareciam moscas. Então, já foi um indicativo”, explica.

Alívio à população
Para a jornalista Edna Borges, que prefere tratamentos naturais, a notícia é muito bem-vinda. “Eu acho que não só para mim, mas para todas as pessoas, é uma excelente notícia. A biodiversidade brasileira é enorme, a gente tem produtos maravilhosos. Você trata de uma forma natural, sem agredir o seu corpo, de uma forma saudável”, afirma.

Mesmo com as possíveis descobertas, enquanto não houver comprovação científica, a população não deve descuidar dos métodos já existentes, além de evitar a formação de criadouros do mosquito, segundo o especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

ICMC oferece duas bolsas na área de Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)...

IBGE defende sistema de centralização de dados e estatísticas federais

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística...

Especialistas debatem riscos de ataques cibernéticos no país

O futuro da segurança cibernética e do compartilhamento de...

Digitalização do SUS deve integrar dados e garantir uso ético

Integração e tratamento ético das informações são pontos que...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363