Depois de uma vistoria técnica como parte do estudo que pretende amenizar os efeitos do trânsito, congestionamentos e falta de vagas em Sousas, técnicos da Emdec (Empresa Municipal do Desenvolvimento de Campinas) analisam a imposição de horários para a utilização da vaga de carga e descarga, localizada em frente às praças Sant’Ana e Beira Rio, na região central do distrito.
A ideia inicial, segundo funcionários da empresa, é limitar a disponibilidade e acesso às vagas para o período da manhã e evitar a parada de caminhões e veículos pesados durante o restante do dia. O estudo deve ser concluído na segunda quinzena de março.
Isso acontece após reunião entre a diretoria-executiva do Jornal Local, Sandra Venâncio, e o secretário de transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, quem autorizou o estudo. Na ocasião, foi apresentado abaixo-assinado contendo 150 assinaturas de moradores e comerciantes do distrito.
Uma das propostas debatidas na reunião foi a criação de vagas 45 graus nas imediações da Igreja Sant’Ana e da Praça Beira Rio, com a finalidade de abrir novos espaços de estacionamento. Outra ideia é fazer uma espécie de desvio entre a Rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento e a região do 12° DP (Distrito Policial) alterando o sentido de direção tanto para quem segue a Joaquim Egídio como no sentido oposto.
A curto e médio prazo, dependendo da nova concessionária a assumir a Zona Azul de Campinas, há previsão de criar 110 vagas de estacionamento rotativo em Sousas.
“A região é um pólo gastronômico e de entretenimento, com muitas opções de restaurantes, bares e casas noturnas. Tantas atrações provocam alguns problemas viários, que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) tem buscado solucionar. O sistema viário de Sousas tem um importante fator complicador, porque as ruas são estreitas, principalmente na região da travessia do rio Atibaia. Há alguns dias, o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, pessoalmente realizou uma vistoria técnica nas principais vias do distrito, mapeando pontos de conflito”, informou a Emdec.
(Por Paulo Medina)