Os vereadores da Câmara de Campinas aprovaram por unanimidade na noite desta quarta (24), em primeira análise, os Projetos de Lei de autoria do presidente da Casa, vereador Rafa Zimbaldi (PP) e com coautoria de mais de 20 outros parlamentares, que criam os distritos do Campo Grande e Ouro Verde em Campinas. A votação ocorreu sob aplausos de dezenas de lideranças das duas regiões, que se fizeram presentes no Legislativo.
“As duas regiões reúnem praticamente metade da população de Campinas e se tornando distritos ganharão mais infraestrutura e serviços, promovendo ainda mais o desenvolvimento para toda esta população. Não só existirão as subprefeituras, que oferecerão serviços dos quais a população precisa e para os quais hoje precisam atravessar toda a cidade, como também poderão ter batalhão de corpo dos bombeiros, cartório, distrito policial e diversos outros que hoje não existem ali”, diz Rafa.
Ele ressalta que as subprefeituras não obrigarão a prefeitura a contratar mais funcionários, gerando mais custos aos municípios. “Haverá uma descentralização dos funcionários que já trabalham no Executivo, para que prestem estes serviços nos novos distritos. O prefeito inclusive já estava caminhando em paralelo com as estruturas das subprefeituras, ciente de que o processo de criação dos distritos está se concluindo, e acredito que em setembro já deverão estar funcionando”, diz Rafa, acrescentando que a segunda votação deverá ocorrer em agosto, na volta do recesso parlamentar.
O presidente da Casa ressalta ainda que, após a aprovação dos distritos, a Câmara irá lutar junto ao governo estadual e federal para que os benefícios e serviços que dependem destas esferas sejam instalados. Diversos vereadores da casa – como Gilberto Vermelho (PSDB), Gustavo Petta (PC do B) André Von Zuben (PPS), Paulo Galtério (PSB), Jairson Canário (SD), Edison Ribeiro (PSL), Cid Ferreira (SD), Campos Filho (DEM), Luiz Carlos Rossini (PV), Jorge Schneider (PTB), Artur Orsi (PSDB), Jeziel Silva (PP) , Pedro Tourinho (PT) – ressaltaram a importância dos novos distritos.
Muitos dentre eles reforçaram que a criação se deveu principalmente à luta de Rafa. “Na verdade, a criação dos distritos não é mérito deste vereador e nem mesmo da Câmara: os grandes responsáveis são os moradores do Ouro Verde e do Campo Grande, que lutaram por isso e merecem as conquistas que se seguirão”, afirmou o próprio Rafa Zimbaldi, com humildade.
Os novos distritos
Nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014, os eleitores de Campinas aprovaram a criação do distrito do Ouro Verde por 54,15% dos votos válidos e o do Campo Grande por 53,84%. O processo que levou ao pleito se iniciou em 2011, quando o próprio vereador Rafa Zimbaldi (eleito no ano passado como presidente da Casa para o biênio 2015/2016), após inúmeras reuniões com lideranças de bairros das duas regiões, criou uma Comissão Especial de Estudos para analisar a criação dos distritos.
Os trabalhos da CEE detectaram que não apenas seria possível como necessário criá-los, levando assim uma série de serviços públicos à população que sofria com a distância destes (a maioria localizada em bairros distantes), bem como avanços de infraestrutura. Assim, por meio de ato legislativo, foi determinada a realização do plebiscito e em 2012 o pepista peticionou a Justiça Eleitoral (PET 28544) para a realização da consulta, ocorrida em 5 de outubro de 2014. Entre outras documentações anexadas à PET, foram apresentados abaixo-assinado com apoio de mais de 1% do eleitorado do município e estudo técnico do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo, relativo à delimitação perimétrica dos Distritos a serem criados.
Durante o período que antecedeu ao plebiscito, Rafa também liderou a Frente Única em Favor da Criação dos Distritos, agindo ativamente em prol da causa. Os dois futuros distritos se localizam na região Sul do Município de Campinas. O Ouro Verde reúne 140 bairros e 240 mil habitantes. Nele está localizado o Aeroporto Internacional de Viracopos, maior terminal de cargas da América Latina. Já o Campo Grande inclui 90 bairros e tem população aproximada de 190 mil habitante





