adoresFoi votado em primeira análise, projeto de lei de autoria dos vereadores Pedro Tourinho (PT), Gustavo Petta (PCdoB) e Thiago Ferrari (PTB) que garante o direito das mulheres a terem o acompanhamento de doulas durante o parto e pós-parto em hospitais, maternidades e casas de parto públicas e privadas de Campinas. “A ideia é que, se a grávida quiser o acompanhamento de uma doula, o acesso deverá ser liberado pela unidade de saúde no período de trabalho de parto, durante o parto propriamente dito e no pós-parto imediato. Trata-se de uma ação importante para o parto ser mais humanizado e levar conforto e segurança aos pais”, diz o petista, relembrando que doulas não são médicas, mas defendendo que a presença delas é fundamental a muitas famílias.
“Tive doulas presentes no parto de minha esposa e elas foram muito importantes. Em um momento em que sua filha soluça e você, pai de primeira viagem, se preocupa ao extremo por não saber o que está acontecendo, elas trazem muita tranquilidade com sua experiência, tanto para a mãe quanto para o pai”, complementa Ferrari. Diversas Doulas estavam presentes no plenário para acompanhar a votação, que teve aprovação de todos os vereadores – muitos deles elogiaram o PL na tribuna.
O projeto – que tem que ser aprovado em segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito – também específica que a presença da doula não substitui o direito da mulher de ter também um acompanhante durante o parto, que pode ser o pai da criança ou outra pessoa escolhida por ela. O projeto prevê ainda que as doulas não poderão fazer procedimentos médicos, como medir pressão e administrar medicamentos.




