30.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Vitória do secretário de Meio Ambiente enfraquece poder do COMDEMA

Data:

Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, foi eleito com 22 votos Foto: Luciano Claudino
Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, foi eleito com 22 votos Foto: Luciano Claudino

Ex-presidente espera administração ruim, agradando os interesses do governo municipal

Com 58% dos votos, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira é o novo presidente do Comdema. A eleição ocorreu na tarde desta quinta-feira (15/10) na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas.

Em um colégio eleitoral de 38 conselheiros, Oliveira conseguiu 22 votos, contra 14 de  Victor Petrucci, eleito vice-presidente. Enquanto Luiz Carlos de Souza ficou com apenas dois votos.

Oliveira é o atual secretário Municipal de Meio Ambiente e possui uma empresa de consultoria ambiental. “Estou afastado da empresa, no momento não tenho nenhum projeto, como secretário tenho uma equipe técnica para analises e o Conselho tem os conselheiros que vão determinar as discussões”, disse o secretário sobre o acúmulo de trabalhos.

A vitória do secretário é fundamental para o governo municipal, principalmente para as obras do TAV (Trem de Alta Velocidade) e a ampliação do aeroporto de Viracopos. Aliado do prefeito Hélio, as obras devem passar pelas discussões do Comdema.

Sobre o licenciamento ambiental, o presidente e secretário deixou claro que os projetos da secretária serão disponibilizados aos conselheiros, levando em conta os aspectos de estudo ambiental, em determinados empreendimentos considerados importantes pelo Comdema. “O Conselho a partir da transparência da Secretária de trazer os elementos da Prefeitura tem que acompanhar, discutir, emitir pareceres e dizer o caminho que deve ser seguido”, disse Oliveira, prometendo transparência nos projetos levados à Secretária de Meio Ambiente.  

O novo presidente pretende realizar um trabalho diferenciado da administração anterior, principalmente ao levar as decisões do Comdema ao plenário. “O primeiro passo é criar os procedimentos do licenciamento ambiental junto com o Comdema, para ver como esses processos devem ser analisados, cumprindo o seu papel de órgão de fiscalização”, disse Oliveira, sobre seu plano de trabalho.

Mayla Porto, ex-presidente do Comdema, espera uma administração ruim do próximo presidente. “A eleição contraria o caráter do sistema nacional do meio ambiente, pois o secretário será o fiscal dele mesmo. Fica complicado, ainda mais no momento que será implantado o licenciamento ambiental, conflitando os interesses do governo que ele (Paulo Sérgio) serve”, disse.

O Comdema foi criado em 2001, permitindo a participação da sociedade civil (organizações não governamentais – ambientalistas, sindicatos e associações de moradores), universidades e institutos de pesquisa que, em conjunto com instituições públicas, participam da definição e acompanhamento das políticas de preservação e recuperação ambiental do município.

Por: Luciano Claudino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363