A volta às aulas para cerca de 53,7 mil alunos da rede municipal de ensino, que inclui a educação infantil, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) acintece na segunda-feira (26). Os alunos dos Agrupamentos 1 e 2 da educação infantil (crianças de quatro meses a 3 anos), que somam cerca de 10 mil, não tiveram as aulas interrompidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
EJA
Uma novidade na volta às aulas para o segundo semestre de 2010 é a implantação do EJA Profissões, que funciona como projeto piloto em três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): Corrêa de Melo; Professor Ciro Exel Magro e Edson Luis Lima Souto.
Em parceria com o Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas “Prefeito Antonio da Costa Santos”), o projeto irá oferecer além do ensino fundamental, qualificação profissional, por meio de cursos profissionalizantes como operador de micro; auxiliar de almoxarifado e auxiliar de escritório.
A ideia é que enquanto aprende as disciplinas do ensino fundamental, o aluno se qualifique em vários cursos ao longo do semestre. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação pretende atrair mais jovens e adultos para as salas de aula e, além disso, dar condições para que o cidadão seja inserido no mercado de trabalho ou, ainda, oferecer capacitação e atualização para a atuação profissional. Caso o programa tenha sucesso, a SME pretende implantá-lo em todas as escolas.




