25.9 C
Campinas
sábado, março 7, 2026
spot_img

Banda Sinfônica do Estado se apresenta no Sesi, dia 20

Data:

banda

A cidade de Campinas é a próxima parada da Banda Sinfônica, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura. Seguindo a série de concertos pelo interior do estado, a sinfônica se apresenta no próximo domingo (20), às 19h, no Sesi Campinas. O concerto tem entrada gratuita.
Sob a regência do maestro Marcos Sadao Shirakawa, a Banda Sinfônica vai apresentar um panorama do repertório composto originalmente para esse tipo de formação, que reúne madeiras, metais e percussão. No programa, peças como a “First Suite in Eb for Military Band”, de Gustav Holst (1874 – 1934) e “Second Suite for Band (Latino-Mexicana)”, de Alfred Reed.

O repertório inclui ainda duas composições características do repertório nacional para banda: a “Suíte Guanabara”, de Osvaldo Lacerda (1927-2011) e a “Suíte Nordestina” de José Ursicino da Silva (1935).

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do País tendo, em 1997, conquistado reconhecimento internacional ao participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão da Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Marcos Sadao Shirakawa
Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários festivais de música no Brasil, como Campos do Jordão, Tatuí e Prados, além de Argentina e Áustria.

Estudou regência com o maestro Carlos Moreno e, em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo entre 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).
Serviço:
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Domingo, às 19h, no SESI Campinas
Endereço: Avenida das Amoreiras, 450 – Campinas (SP) – tel. 19 37724100
Capacidade: 366 lugares
Site: www.bandasinfonica.org.br
Entrada Franca – retirar convites 1 hora antes

Programa:

ANTÔNIO CARLOS GOMES (1836-1896)
Abertura da ópera Il Guarany
Transcrição: Herbert L. Clarke

THOMAS DOSS (1966)
Alpina Saga

GUSTAV HOLST (1874-1934)
First Suite in Eb for Military Band
I – Chaconne
II- Intermezzo
III-March

ALFRED REED (1921-2005)
Second Suite for Band (Latino-Mexicana)
I – Son Montuno
II – Tango (“Sargasso Serenade”)
III – Guaracha
IV – Paso Doble (“A la Corrida!”)

OSVALDO LACERDA (1927-2011)
Suíte Guanabara
V – Marcha Rancho

JOSÉ URSICINO DA SILVA (1935)
Suíte Nordestina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre processo seletivo para novos músicos em 2026

A iniciativa busca fortalecer o corpo musical da orquestra,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade