No intuito de pesquisar o crescimento populacional, teve início no dia 1º de agosto o 12º Censo Demográfico brasileiro. Nos próximos três meses, cerca de 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão o território nacional.
A partir desta quinta-feira (5), recenseadores do IBGE visitarão domicílios no distrito de Sousas e Joaquim Egídio ao longo das semanas. É importante saber que, a partir das visitas e do preenchimento dos cadastros, são feitos planejamentos de todas as áreas e setores de administração.
De acordo com o agente censitário municipal e coordenador administrativo, Reginaldo Quintana, a colaboração das pessoas para o Censo 2010 tem grande valor. “É importante que as pessoas participem e recebam os recenseadores, pois através do Censo, planejamos o Brasil pelos próximos dez anos.”
O Censo 2010 utiliza da tecnologia para facilitar o preenchimento dos questionários. Nas visitas, os recenseadores utilizam computadores de mão para a coleta de dados.
Reginaldo explica também, que o leque de perguntas está mais amplo e visa a importância da população em respondê-las corretamente. “Foram incluídas questões relacionadas à deficiência, onde, por exemplo, temos acessibilidade e também, coleta de lixo. Temos mais áreas de interesse dentro do cadastro”.
No total são 20 postos em Campinas – 16 na própria cidade, um em Barão Geraldo, um em Sousas e Joaquim Egídio, um em Aparecidinha e mais um no Vida Nova.
Devido a algumas desistências, Sousas e Joaquim Egídio terão um total de 13 recenseadores. Na primeira semana, eles aprenderam a trabalhar com o equipamento e tiveram algumas regras sobre como questionar as pessoas para que haja um padrão de algumas respostas em todos os Censos.
Os recenseadores poderão ser reconhecidos através do colete e boné, com logotipo do Censo, do equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá com nome, número de matrícula e foto. A identidade poderá ser confirmada através da ligação gratuita no número 0800-7218181, das 8h às 22h.
O prazo previsto para o fim das visitas é na primeira quinzena de outubro e em novembro, a intenção é de que já tenham os resultados.
Mais informações pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.
Mayara Castilho




