20.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

12º Festival Internacional de Teatro

Data:

Espetáculo "Aqui Estamos"
Espetáculo “Aqui Estamos”

O 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (FEVERESTIVAL) prossegue nesta semana com uma programação sedutora. Entre os destaques, o grupo italiano La Fabbrica dei Gesti apresenta o espetáculo “Arrivi e Partenze”, na Praça do Coco, nesta quinta-feira (18), às 20h30. “Arrivi e Partenze” faz um percurso pelas músicas tradicionais do mediterrâneo, resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, que tem acolhido diversos povos como turcos, franceses, gregos, espanhóis, normandos. Todos deixaram uma herança que enriquece o patrimônio tradicional desta terra. O espetáculo é composto por músicas inéditas e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento. Em caso de chuva o evento será realizado no Centro Cultural Casarão. A entrada é gratuita.

Na sexta (19),  às 20h, o elenco de Isso Não é um Grupo traz o espetáculo “Dezembro” para o Teatro do Sesc Campinas. Com uma linguagem simples e direta, mas repleta de metáforas, o premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos transporta para a noite de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina. De forma tragicômica vemos Jorge – o irmão mais novo de três irmãos e recém-chegado do front para a trégua de Natal – sendo recebido pelas gêmeas Paula e Trinidad, que tem posicionamentos políticos e ideológicos divergentes em relação à guerra. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas existências enquanto do lado de fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos. A direção é de Diego Moschkovich.

No sábado (20), às 20h, o grupo Os Barulhentos está com “Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar”. O espetáculo é o resultado da encenação de 14 das 15 peças que compõem a obra “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, de Mátei Visniec. Inspirado no ritmo das grandes ressacas marítimas, a peça se desenrola em três tempos. O primeiro momento se inicia com sons de bombas, gritos e um general com dificuldades em organizar seus soldados (todos mortos) para o Desfile do Grande Perdão. O refluxo do mar, a ressaca em si, é o segundo momento, quando o espelho apresentado em cena reflete o caos. No ato conclusivo vem a calmaria após o retorno do mar. O golpe final será a solução encontrada para o desfile final do general e seus mortos. A direção é de Rodrigo Spina.

No domingo (21), O FEVERESTIVAL  traz a Mostrinha Cenas Curtas no Sesc Campinas e a Mostra Curta Audiovisual, a partir das 16h. No mesmo dia, a partir das 18h, no Coreto da Praça Carlos Gomes, apresentações de “Canção do Amor Distante”, com Ana Salvagni e Eduardo Lobo, e “Nós Marílias, Leituras de Cartas de Amor”, com Nadja Dulci.

Para unir arte e gastronomia, o FEVERESTIVAL promove, a cada noite, um ponto de encontro em bares da cidade com shows musicais, exibição de filme, exposição fotográfica, saraus, cabarés e rodas de conversa.

 

Confirma a programação

 

18/02 (quinta)

Evento Especial

20h30 – PRAÇA DO COCO

 

ARRIVI E PARTENZE

LA FABBRICA DEI GESTI (Manigold-Lecce – Itália)

Arrivi e Partenze é um percurso entre as músicas tradicionais do mediterrâneo. O Organetto e a voz reinvocam sons ancestrais que tiveram a força de se propagar até os dias de hoje. Este concerto é resultado de uma longa pesquisa no universo das músicas tradicionais da região do Salento, na Itália, terra de origem do músico Claudio Prima. O Salento foi e ainda é uma importante ponte entre o Mediterrâneo e a Europa, e tem acolhido diversos povos como turcos, franceses, gregos, espanhóis, normandos. Todos deixaram uma herança que enriquece o patrimônio tradicional desta terra. O espetáculo é composto por músicas inéditas/originais e tradicionais, que se nutrem com as coreografias de Stefania Mariano, pesquisadora e coreógrafa da dança tradicional da região do Salento.

Em caso de chuva o evento será realizado no Centro Cultural Casarão.

 

19/02 (sexta)

Espetáculo Adulto

20h – TEATRO DO SESC CAMPINAS

DEZEMBRO

ISSO NÃO É UM GRUPO (São Paulo/SP)

Com uma linguagem simples e direta, mas repleta de metáforas, o premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón nos transporta para a noite de Natal de 2020 durante uma guerra fictícia na América Latina. De forma tragicômica vemos Jorge – o irmão mais novo de três irmãos e recém-chegado do front para a trégua de Natal – sendo recebido pelas gêmeas Paula e Trinidad, que tem posicionamentos políticos e ideológicos divergentes em relação à guerra. Em cena vemos emergir questões íntimas de suas existências enquanto do lado de fora há uma guerra e a vida está convulsionada por sérios conflitos sociais e políticos. Texto: Guillermo Calderón; Direção: Diego Moschkovich; Elenco: Carolina Fabri, Ernani Sanchez, Michelle Gonçalves.

 

20/02 (sábado)

Evento Especial

16h – CENTRO CULTURAL CASARÃO

CABARÉ FAMÍLIA (Campinas/SP)

Pela primeira vez no festival, pais e filhos são convidados a encenar juntos. Um espaço de troca, diversão e reflexão sobre o amor à arte. Reconhecido pólo cultural, Barão Geraldo abriga inúmeras famílias de artistas, que como uma trupe circense acabam por passar seus conhecimentos de geração em geração. Entre brincadeiras e ensaios, reuniões de grupo e produções de cabarés, essas crianças crescem com um convívio peculiar e encaram o encenar como parte de seus dias. Com Anabela Leandro, Edu de Maria e Francisco Leandro / Ana Cristina Colla, Daniel Salvi, Manuela Colla e Pedro Salvi / Cynthia Margareth e Theo Ferreira Pregnolatto/

Esio Magalhães, Tiche Viana e Miguel Magalhães / Helena Figueira, Duba Becker, Ciro Becker e Chloe Becker / Joana Piza, Ivens Cacilhas, Maria Piza, Anaí Cacilhas, Guca Cacilhas, Rosa Cacilhas e Cora Cacilhas / Juliana Kaneto, Dilermando Santos, Cecília Akimi, e João Isuke / Marília Ennes, Marcos Becker e Lorenzo Ennes / Naomi Silman, Ricardo Pucetti, Noa Pucetti e Maya Pucetti / Vitor Poltronieri, Andréa Desidério e Cora.

 

Espetáculo Adulto

20h – TEATRO CASTRO MENDES

AQUI ESTAMOS COM MILHARES DE CÃES VINDOS DO MAR

OS BARULHENTOS (São Paulo/SP)

Este espetáculo é o resultado da encenação de 14 das 15 peças que compõem a obra “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, de Mátei Visniec. Inspirado no ritmo das grandes ressacas marítimas, a peça se desenrola em três tempos. O primeiro momento se inicia com sons de bombas, gritos e um general com dificuldades em organizar seus soldados (todos mortos) para o Desfile do Grande Perdão. O refluxo do mar, a ressaca em si, é o segundo momento, quando o espelho apresentado em cena reflete o caos. No ato conclusivo vem a calmaria após o retorno do mar. O golpe final será a solução encontrada para o desfile final do general e seus mortos. Direção: Rodrigo Spina; Elenco:  Cadu Cardoso, Clara Rocha, Domitila Gonzalez, Elias Pintanel, Gustavo Pompiani, Lia Maria, Lucas Horita, Lucas Paranhos, Marina Campanatti e Murilo Zibetti.

 

21/02 (domingo)

 

Evento Especial

16h – SESC CAMPINAS

MOSTRINHA – CENAS CURTAS

 

RITALINO POCKET SHOW

TIAGO MARQUES (Londrina/PR)

O palhaço Ritalino tira da mala gags tradicionais e de criação própria para celebrar o encontro com o público! Daí surge até mesmo uma banda! A interação acontece a todo o momento de maneira leve e confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino.

 

O POSTE

DANIEL SALVI (CAMPINAS/ SP)

A lâmpada de um poste precisa ser trocada. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar uma sequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” inexperiente.

 

MOSTRA CURTA AUDIOVISUAL

EXIBIÇÃO DE CURTA METRAGEM

Duração total: 64 minutos

Faixa etária: Livre

 

Sansão, 15 minutos (Juiz de Fora/MG)

David Azevedo | Ficção | 2014

Lucas é uma criança muito criativa e solitária no apartamento onde mora com a mãe. Ao ver o cachorro de seu primo, quer ter um também, mas sua mãe não deixa. Um dia ele faz uma nova amizade: um pintinho. E tem uma grande ideia!

 

M I A D O, 11 minutos (Campinas/SP)

Maurício Squarisi | Animação | 2012

Quatro musicistas e o maestro ensaiam com toda dedicação para se apresentarem aos rigorosíssimos jurados, embora as instrumentistas estejam afinadíssimas, surpresas podem acontecer…

 

Se Não…, 15 minutos (Manaus/MA)

Moacy Freitas | Ficção | 2015

João, Juca, Guilherme e Marquinhos em suas brincadeiras do cotidiano sempre às voltas com o tal Zé Ninguém. Um dia, o sumiço do robô de Guilherme faz com ele acuse João de ter pegado.

 

Coisa-Malu, 23 minutos (Campinas/SP)

Paula Silva Cintra Ferreira e Tobias Rezende | Ficção | 2015

Um dia, seguindo o som de um pífano, Malu é transportada para um mundo mágico onde conhecerá diversos seres fantásticos. Nesse universo, Malu irá descobrir várias coisas. Mas que Coisa é ela?

 

Evento Especial

18h – CORETO DA PRAÇA CARLOS GOMES

 

CANÇÃO DO AMOR DISTANTE

ANA SALVAGNI E EDUARDO LOBO (Campinas/SP)

O amor ausente é tema universal e atemporal. A nostalgia, o amor e a tristeza presentes na “saudade” são elementos propulsores para o artista dar forma e vazão a estes sentimentos que o atormentam, ainda que, muitas vezes, a canção gerada não seja necessariamente triste. Canção do Amor Distante é um espetáculo que reúne algumas das mais belas canções brasileiras e estrangeiras. As canções são tratadas de forma apurada através dos arranjos e interpretações do violonista Eduardo Lobo e da voz de Ana Salvagni.

 

NÓS MARÍLIAS, LEITURAS DE CARTAS DE AMOR

NADJA DULCI (Brasília/DF)

“Nós Marílias” é uma intervenção urbana de leitura de cartas de amor. Cartas reais, escritas por pessoas de diferentes partes do Brasil e de países como Argentina, Portugal, Espanha, França e Itália. Em uma busca pela quebra do cotidiano duro das cidades, a intervenção urbana propõe uma transformação de cada um desses encontros em momentos especiais de reencontro com a memória sensível trazida pelas histórias de amor.

Concepção e performance: Nadja Dulce.

Em caso de chuva o evento será realizado na Estação Cultura.

 

23/02 (terça)

Espetáculo de Rua

16h – RODOVIÁRIA DE CAMPINAS (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)

TEATRO DOS SERES IMAGINÁRIOS

CACÁ SENA TEATRO DE BONECOS (Porto Alegre/RS)

É um espetáculo de teatro de bonecos, cuja história agrega diferentes linguagens – dramaturgia, artes visuais e literatura.  O cenário é insólito e original, uma caixa de tecido suspensa a 1,5m do chão, com escotilhas na base para que os espectadores coloquem a cabeça e possam acompanhar tudo o que se passa ali dentro. Manipulação: Elaine Regina Lopes dos Santos, Sílvia Regina Ferrari Lucas Alves, Charles Mauricio Kray, Carlos Mezeck de Sena.

 

24/02 (quarta)

Evento Especial

20h – SESC CAMPINAS

CURTA O TEATRO – CENAS E CURTAS ADULTOS

Cenas Curtas:

 

CALÇOLAS

LISA VIETRA (Rio de Janeiro/RJ)

REDESCOBRINDO LAUTREC

NINA VOGEL (São Paulo/SP)

O ROLO DA LARANJA

CIA MOVIMENTE (Campinas/SP)

 

 

MOSTRA CURTA AUDIOVISUAL

EXIBIÇÃO DE CURTA-METRAGEM

Duração total: 67 minutos

Faixa etária: 16 anos

O Jogo, 18 minutos (São Paulo/SP)

Pedro Coutinho | Ficção | 2014

O Corpo é meu, 24 minutos (Nossa Senhora do Socorro/SE)

Luciana Oliveira | Documentário | 2014

Luz Natural, 14 minutos (São Leopoldo/RS)

Ulisses da Motta | Ficção | 2015

Você nem bem chegou…, 11 minutos (Campinas/SP)

Juliana Pfeifer e Janaina Vallim | Ficção | 2014

 

25/02 (quinta)

Espetáculo de Rua

 

19h  – PRAÇA DO JOCKEY – LARGO DO CARMO

AINDA… NUMA TERRA ESTRANHA – FRAGMENTOS A JAMES BALDWIN

CIA OS CRESPOS (São Paulo/SP)

Quatro homens negros espalhados numa praça se encontram e revelam seus afetos. Declarações de amor, corpo panfletário, discussão sobre homofobia, papéis heteronormativos e até um casamento gay fazem parte desta intervenção poética que discute com o público a liberdade dos afetos e o direito à família. Atores: Sidney Santiago Kuanza, Vitor Bassi, Luís Navarro, Sírius Amen; Direção: Eugênio Lima.

Em caso de chuva o espetáculo será realizado na Rodoviária de Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)

 

26/02 (sexta)

 

Espetáculo de Rua

16h – RUA 13 DE MAIO

PÁGINA 469

ENGASGA GATO (Ribeirão Preto/SP)

A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade. Direção: André Carreira; Elenco: Douglas Pires, Fausto Ribeiro, Fernanda Soto, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado e Poliana Savegnago; Ator Convidado: Álvaro Cherubini.

Em caso de chuva o espetáculo será realizado para o Terminal Central.

 

Espetáculo Adulto

19h e 21h –  CENTRO CULTURAL CASARÃO

INTERIOR

GRUPO BAGACEIRA DE TEATRO (Fortaleza/CE)

Interior é o espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro, fruto de uma pesquisa de dois anos por quatro cidades do estado do Ceará ( Beberibe, Icó, Itarema e Tauá). Nessa imersão, o grupo encontrou brincantes de reisado, dramistas, atores de teatro e índios. Um processo muito especial para o grupo, que teve como parceiros o ator do Theatre Du Soleil, Maurice Durozier, e a atriz e diretora paulista Georgette Fadel. Texto: Rafael Martins; Direção: Yuri Yamamoto; Elenco: Samya de Lavor, Tatiana Amorim.

 

27/02 (sábado)

Espetáculo Infantil

16h – SESC CAMPINAS

DIVAGAR E SEMPRE

LAS CABAÇAS (Santarem/PA)

Divagar e Sempre é um espetáculo dedicado a todos que vivem nas beiras dos rios amazônicos. Elenco: Juliana Balsalobre (palhaça Bifi) e Marina Quinan (palhaça Quinan).

 

20h – TEATRO CASTRO MENDES

MAR

TEATRO DE LOS ANDES (Yotala/Bolivia)

Partindo do eixo da guerra do Pacifico, “MAR” é uma alegoria poética da perda do litoral, e, desde então, a ausência – presença de um “mar” no imaginário, nas aspirações, na cobrança de uma dívida histórica e o caráter metafórico que essa perda assume para cada um dos bolivianos.

“Mar” conta a história de três irmãos (Juana, Miguel e Segundo) que decidem realizar uma viagem para cumprir o último desejo de sua mãe moribunda: ser abandonada nas ondas do mar, desconhecido para ela. Atores: Lucas Achirico, Gonzalo Callejas, Alice Guimarães; Texto e Direção: ArÍstIdes Vargas.

 

Pontos de Encontro

 

19/02 (SEX) – 21h30

Oca Café

Diego Moraes

Couvert: R$ 10,00

 

20/02 (SÁB) – 21h30

Borda Brasil

 

21/02 (DOM) – 18h00

Praça Carlos Gomes

Food Trucks

 

22/02 (SEG) – 19h00

Macunaíma Café

Happy hour especial

 

22/02 (SEG) – 21h00

Vila Bar

Canja Instrumental

 

23/02 (TER) – 21h30

Chica da Pizza

Roda de Samba

 

24/02 (QUA) – 21h30

Bagdá Café

 

25/02 (QUI) – 21h30

Chopp do Fritz – Barão Geraldo

Promoção: apresente o carimbo do Festival e ganhe 20% de desconto nos pratos alemães e nas saladas e um chopp grande pelo preço do pequeno.

 

26/02 (SEX) – 21h30

Casa São Jorge

Quarteto de Cordas Vocais

Entrada: R$ 12,00 apresentando o carimbo do Festival

 

27/02 (SAB) – 21h30

Estação Cultura

DJ Digão

 

Ingressos

Ingressos – Teatro Castro Mendes:

Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do Mar, Mar

R$ 20,00 [inteira]

R$ 10,00 [meia]

R$ 6,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)]

 

Ingressos – Sesc Campinas

 

DEZEMBRO, *DIVAGAR E SEMPRE

R$ 20,00 [inteira]

R$ 10,00 [meia entrada]

R$ 6,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)]

 

*Grátis para crianças até 11 anos

 

“MOSTRINHA

*Grátis

Retirada de ingresso na central de atendimento no dia da atividade para a exibição de curtas no teatro

 

Ingresso – CENTRO CULTURAL CASARÃO:

Cabaré Família, Interior

Retirada de senha uma hora antes do espetáculo

* Atividade gratuita

 

Endereços/Locais dos espetáculos

 

Sesc Campinas

Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas/SP

 

Teatro Municipal José de Castro Mendes

Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas/SP

 

Centro Cultural Casarão

Rua Maria Sampaio Reginato, s/n – Terras do Barão – Km 15, Campinas/SP

 

Estação Guanabara

Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas

 

Estação Cultura

Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Vila Industrial, Campinas

 

– PRAÇAS, RUAS E OUTROS LOCAIS PÚBLICOS

 

Praça do Côco (Praça Irmã Carmela)

Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo

*Em caso de chuva o evento será transferido para Centro Cultural Casarão

 

Largo da Catedral (Praça José Bonifácio)

  1. 13 de Maio, 47 – Centro

*Em caso de chuva o evento será transferido para o Terminal Central

 

Terminal Central

Rua Cônego Cipião, Centro

 

Praça do Jockey – Largo do Carmo

  1. Barão de Jaguara (entre Av. Bejamin Constant e Av. Dr. Thomaz Alves)

*Em caso de chuva o evento será transferido para Rodoviária Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)

 

Rodoviária Campinas (Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo)

  1. Dr. Pereira Lima, s/n

 

Praça Carlos Gomes

Rua Irmã Serafina – Centro

*Em caso de chuva o evento será transferido para Estação Cultura

 

Acesse:

www.feverestival.com.br

http://www.feverestival.com.br/

E acompanhe nas redes sociais:

FACEBOOK/Feverestival Campinas

Instagram.com/feverestival

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...

Artistas campineiros estreiam em turnê no Centro Cultural Casarão na quinta, 28 de setembro

O Centro Cultural Casarão, tradicional espaço no distrito de...

Trio campineiro Retrato Brasileiro lança o álbum Confluências na sexta, 22 de setembro

O trio musical campineiro Retrato Brasileiro realiza o show...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363