Uma paralisação da Polícia Civil afetou o atendimento de pelo menos 9 dos 13 distritos policiais de Campinas (SP) nesta quarta-feira (19). De acordo com o sindicato da categoria, o motivo da ação é reivindicar a contratação de novo efetivo de policiais, faxineiros e porteiros, além de mais dinheiro para conserto de viaturas. Os agentes colocaram cartazes para avisar a população de que o trabalho na delegacia ficaria suspenso. A manifestação começou às 12h e terminou às 13h.
Segundo um levantamento os DPs que estão com as atividades paralisadas são: 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 7º, 10º, 12º e 13º. Já o 6º, 8º, 9º e 11º trabalham normalmente. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de São Paulo, a categoria reivindica também a realização de mais concursos para a contratação de escrivães, investigadores e delegados.
Ainda segundo o sindicato, não está prevista nenhuma outra ação da Operação Blecaute, como é chamada a paralisação dos policiais, para esta semana. No 1º DP, além do atendimento paralisado, também houve uma manifestação com faixas e cartazes.