Quarteto formado pelo primeiro “Bacharel em Euphonium” do Brasil mostra dia 28 de outubro, quarta-feira, a versatilidade do instrumento também chamado de “bombardino”
Também chamado de “bombardino”, trata-se um inusitado instrumento de sopro do naipe de metais de uma orquestra. Com uma típica boca em forma de taça, é também nomeado de “tuba tenor”.
Pois o músico de Campinas Wilson Dias foi o primeiro “bacharel em Euphonium” do Brasil. E há cerca de seis anos, ele fundou o que garante ser o primeiro e ainda único quarteto do Brasil formado apenas por eufonistas.
Trata-se do quarteto Euphonismo, que vai fazer um único concerto gratuito, dia 28 de outubro, quarta-feira, às 19h, no Auditório da escola Municipal de Música (Av. Brasil, 1293, CCL, Jd. São Paulo) em Americana.
Formado por Wilson Dias, Rafael Mendes, Marco Antonio de Almeida “Bitoca” e Thiago Cayres – quatro jovens e premiados instrumentistas que atuam em diversos grupos instrumentais em São Paulo e já tocaram numa série de concertos no Brasil e no exterior –, o Euphonismo desfila um repertório eclético, de temas eruditos, mas também populares, tanto antigos quanto contemporâneos, misturando transcrições ou mesmo composições feitas especialmente para esse instrumento.
E fazem parte do repertório erudito do grupo temas como Suite do Ballet “O Quebra Nozes”, de Tchaykovsky; Suite para quatro Trombones, de Ernst Mahle; Dances, de John Stevens; Suite nº 02, de Arthur Frackenpohl; Power, de John Stevens; e Czardas, de Vitório Monti.
E no repertório popular estão Wave e Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Feitiço da Vila, de Noel Rosa, além de outras pérolas.
Na parte popular do concerto, o grupo será acompanhado por uma “cama” instrumental de piano (Janice Pezoa), baixo (Paulo Signore) e bateria (Pablo Pezoa).
“Queremos mostrar as infinitas possibilidades que esse instrumento oferece, em termos de som, técnica apurada, afinação e muito virtuosismo – como um instrumento solista”, resumiu Wilson Dias, o fundador do grupo.
Curadoria e comentários de maestro internacional – A apresentação do grupo Euphonismo faz parte do projeto “Clássicos em Cena”, que também ocorre nas cidades de São Paulo e Pindamonhangaba, no interior de São Paulo.
O projeto visa aproximar o público da música erudita, sempre com apresentações comentadas pelo conceituado maestro Parcival Módolo, que faz a curadoria da ação.
“A idéia é sempre passar a informação de forma acessível, o que dá uma leveza ao programa”, comentou Módolo, cujo extenso currículo inclui aulas e regências em diversas orquestras no Brasil e no mundo e mestrado em música barroca por Westfälische Landeskirchenmusikschule, na Alemanha.
O projeto tem patrocínio da empresa Conpacel, apoio do Ministério da Cultura e produção da Direção Cultura (www.direcaocultura.com.br), produtora de eventos culturais de Campinas, uma das mais atuantes do Brasil, que em mais de dez anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas.
Serviço:
O quê: apresentação gratuita do grupo Euphonismo.
Quando: única apresentação: dia 28 de outubro, quarta-feira, às 19h.
Onde: Auditório da escola Municipal de Música – Av. Brasil, 1293, CCL, Jd. São Paulo/ Tel: 3408-8015/ 9708-9878 (Thais) – Capacidade: 150 lugares