12.9 C
Campinas
sábado, julho 5, 2025

Governo Lula lança política para fortalecer indústria ligada à saúde

Data:

Objetivo é que, em dez anos, 70% dos medicamentos e equipamentos necessários ao SUS sejam feitos no Brasil. Além de garantir acesso à saúde, estratégia vai gerar empregos e fortalecer a ciência e inovação

 

 

 

O governo Lula continua a reconstruir o Brasil. Nesta segunda-feira (3), foi a vez de retomar o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), que, depois de ser praticamente extinto às vésperas da pandemia de Covid-19, volta a funcionar.

Formado por 20 órgãos públicos, o grupo tem coordenação dos ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta ainda com representantes da sociedade científica, sociedade civil, gestores do SUS, sindicatos e empresários.

A missão é colocar em prática uma política industrial que vai reduzir a necessidade do Brasil de importar medicamentos, equipamentos, vacinas e outros materiais médicos. O objetivo é que, em dez anos, 70% das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam supridas por produtos nacionais.

Além de dar mais condições para que o Brasil garanta saúde à população, uma indústria nacional voltada para medicamentos, vacinas e equipamentos médicos certamente vai gerar empregos e impulsionar a indústria nacional, uma das apostas do governo para aquecer a economia.

“O propósito maior da reconstituição do Geceis é garantir o acesso à saúde de qualidade e colocar as marcas da inovação, ciência e tecnologia”, resumiu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao abrir a cerimônia que marcou a retomada do grupo (assista abaixo).

A importância da precaução

O desmonte do Geceis pelo governo de Jair Bolsonaro foi um erro que até hoje custa caro ao país, mas que se mostrou especialmente equivocado durante a pandemia, quando o Brasil precisou brigar com outros países para comprar equipamentos que iam de máscaras de proteção a respiradores, passando por insumos e vacinas.

“O mundo continua com a economia globalizada, mas a pandemia traz um princípio novo, o princípio da precaução. Eu não posso depender de tudo lá de fora, de fertilizante do Canadá e da Noruega, de moléculas da Índia, equipamentos da China”, observou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

E completou: “Daí vem o esforço e a visão do presidente Lula de criar um grupo técnico exatamente numa área estratégica como é a da saúde. Fortalecer o complexo de saúde local em todos os seus setores, desde as novas moléculas (usadas em vacinas e medicamentos) até os seus equipamentos”.  

Para alcançar esses objetivos, o governo Lula vai investir no fomento à pesquisa e inovação, firmar parcerias para o desenvolvimento produtivo e inovação, e utilizar o poder de compra do Estado no fortalecimento da produção nacional.

Perigosa dependência

Atualmente, o setor da saúde representa 10% do Produto Interno Bruto, garante a geração de 25 milhões de empregos diretos e indiretos e responde por 1/3 das pesquisas científicas no país. A posição estratégica do Brasil com um grande mercado interno mostra a capacidade de crescimento e ampliação desses números na economia brasileira.

No entanto, a dependência do país para aquisição de insumos torna o sistema público brasileiro vulnerável ao mercado externo, dificultando a aquisição de produtos essenciais, com preços altos, variáveis e suscetíveis às oscilações da economia mundial.

No caso do (Insumo Farmacêutico Ativo) IFA, por exemplo, mais de 90% da matéria-prima usada no Brasil para produção de insumos como vacinas e medicamentos, é importada. Já na área de equipamentos médicos, 50%.

Da Redação, com informações do Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lentes dentais são a nova onda, mas como ter um visual natural?

Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal...

Governo anuncia novo hospital universitário e libera R$ 170 milhões para municípios mineiros

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quinta-feira...

SUS passa a oferecer tratamento integral para dermatite atópica

A dermatite atópica – condição dermatológica que acomete principalmente...

Dia Nacional da Adoção: conheça o médico que adotou criança abandonada no Hospital Ouro Verde

Quando uma adoção acontece, identidade e relacionamentos são construídos,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade