As obras da segunda fase do Programa Revivacidade estão avançando na região da rua Dr. Delphino Cintra. O objetivo é favorecer a mobilidade ativa. As medidas implantadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ampliam a segurança nas travessias de pedestres e estimulam a redução da velocidade no bairro Botafogo.
No cruzamento da avenida Andrade Neves com a rua Dr. Octávio Mendes, uma nova ilha de refúgio para pedestres está sendo construída. A estrutura no centro da via ampliará a segurança das travessias de pedestres nas intersecções. As faixas destinadas aos veículos na Andrade Neves serão redimensionadas no trecho. Por causa da obra, bloqueios parciais e momentâneos estão sendo realizados. A Emdec recomenda cautela aos motoristas que circulam pela região.
A segunda etapa começou em julho e já contemplou a implantação de seis adesivos de solo com a indicação da velocidade máxima permitida, reforço da sinalização horizontal e sinalização vertical – três placas com a indicação de área de trânsito calmo. A velocidade máxima permitida no entorno da Delphino Cintra é de 30 km/h (zona calma). Também houve a renovação das placas de orientação de tráfego instaladas na região.
As áreas que receberam ampliação das calçadas foram padronizadas com pintura na cor verde. As “faixas verdes” são dedicadas à circulação de pedestres e estimulam a redução da velocidade pelos veículos, prevenindo atropelamentos. Além disso, deixam a via mais estreita e, consequentemente, diminuem o tempo de travessia do pedestre.
Para inibir as conversões proibidas, novos balizadores foram implantados e o número foi revisto. Tachas de LED fotovoltaicas (ativadas por energia solar) foram instaladas próximo ao Viaduto da avenida Barão de Itapura. A travessia localizada em frente à clínica de fisioterapia foi realocada. Cinco rampas de acessibilidade definitivas serão instaladas e outras 10 provisórias estão previstas, de material metálico. Além disso, haverá redistribuição das vagas rápidas.
Todas essas alterações têm uma explicação. A região da rua Delphino Cintra foi escolhida para receber o projeto por registrar, antes da implantação, velocidade excessiva, conflito entre pedestres e veículos, recorrência de conversões irregulares e desrespeito à sinalização viária.
Jardim de chuva
No futuro, a ilha estruturada na Andrade Neves receberá o primeiro jardim de chuva de Campinas, em parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma das Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que ampliam as áreas verdes e reduzem os impactos das chuvas em pontos críticos de alagamento, por meio da drenagem natural da água. Na etapa atual, o espaço dedicado ao jardim de chuva será demarcado com gramado.
Sobre o Revivacidade
O programa promove a segurança dos pedestres, a redução da velocidade e o “tráfego calmo”. Está alinhado ao compromisso assumido pelo município para salvar vidas no trânsito. Em junho, a ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.
Para promover os conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade, na Delphino Cintra, foi elaborado pela Emdec e contou com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. O conceito de urbanismo tático se refere a soluções temporárias, de baixo custo e de rápida implementação que melhoram desenho de uma rua ou espaço público; e incentivam a mudança de comportamento de pedestres, ciclistas e motoristas na área transformada.
Para receber dúvidas e sugestões da população sobre o Programa Revivacidade, a Emdec disponibiliza o e-mail revivacidade@emdec.com.br. Trata-se de importante ferramenta de participação cidadã, já que o programa tem como uma das características a construção colaborativa. Para saber mais, acesse www.emdec.com.br/revivacidade.