23.9 C
Campinas
domingo, dezembro 22, 2024

Rabeca Cultural apresenta espetáculo musical com a cantora Christiane Mariano

Data:

Christiane Mariano, prestará uma homenagem a Cesária Évora, a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular de Cabo Verde, proclamada “rainha da morna”, gênero característico do seu país, que expõe fundamentalmente questões que envolvem Saudade.

A questão da saudade, assim como no Brasil, é algo que atravessa a história dos dois países, que são co irmãos, seja por sua ancestralidade africana, seja pelos reflexos da colonização portuguesa, seja pelos elementos constitutivos de sua música, que em muito se assemelham à Música Popular Brasileira. Christiane é apaixonada pela expressão de Cesaria, nos anos 90 teve a oportunidade de registrar “Tutu Évora” quando integrou o grupo Mawaca, Cd Plus Mawaca. 

Em 2022 a Academia Livre de Violão lhe formulou um convite para integrar o preciosíssimo álbum “Tributo à Sebastião Tapajós” e o mesmo fonograma foi remasterizado. 

Neste mesmo ano, ao idealizar o projeto “En-Cantar-se”, desejou à cantora prestar uma homenagem à Cesária Évora, e foi o linguista Diltino Ferreira quem lhe ministrou aulas de crioulo cabo-verdiano.  Diltino então manifestou à cantora o desejo de ouvi-la fazendo um show integralmente dedicado à obra da Cesária Évora. Christiane chamou o seu parceiro musical, o violonista Gabriel Deodato, que também assina a direção musical do trabalho, bem como a diretora Ester Laccava para assinar a direção artística. 

Christiane Mariano é cantora e atriz. Destacam-se duas frentes norteadoras na maturação do seu trabalho, qual seja , da Expressão Vocal. Foi com a atriz e diretora Isabel Setti o primeiro passo. Bel lhe propiciou atuar na pesquisa de sonorização vocal do espetáculo “Arthaudoado” (indicação Prêmio Shell de Melhor Direção).  A criação da sonorização (nada de palavras com significância em idiomas) expressava o que de mais atemporal e profundo poderia haver num possível encontro de almas, Arthaud e Van Gogh. 

Já com Madalena Bernardes e seu “Voz em Movimento Oficial”, uma compilação de vários estudos sobre a compreensão mais ampla possível do campo da voz e das intenções nela presentes, do lugar que ela ocupa e como se expande no espaço, a quem sua voz se dirige, bem como a sua conexão com o universo, pode dar sequência a busca incessante daquilo que seu ouvido musical clama historicamente.

Christiane Mariano alinha-se profundamente com intérpretes atemporais, que entende como vozes do coração. Áurea Martins, Cesária Évora e Nana Caymmi são o tom mais presente no seu ouvido musical. Desde 2020 vem sendo regularmente convidada à participar de tributos, muitos deles dedicados à grandiosa Áurea Martins por ocasião das comemorações dos seus 80 anos, o que lhe permitiu homenagear a fina flor da Música Popular Brasileira como Alaíde Costa, Wilson das Neves, Maysa, Francis Hime, Cristóvão Bastos, Ângela Maria, Gonzaguinha, Ivor Lancellotti, Sérgio Santos, Dolores Duran, Fernando Brant, Lenine, Djavan, Edu Lobo, entre muitos outros. Gabriel Deodato é o Violao em todos. Nasce então o Duo Christiane Mariano e Gabriel Deodato. 

Gabriel Deodato é violonista, professor de violão popular, arranjador e compositor. O violão popular brasileiro e suas raízes afro-brasileiras são objeto de estudo, com ênfase na linguagem de Baden Powell e Rafael Rabello. Como arranjador, teve aulas com os maestros Gilson Peranzzetta, Amilton Godoy, Aluízio Pontes e Júlio César Figueiredo, seu atual professor de arranjo e orquestração. Atua como produtor/diretor musical e arranjador junto a cantores da cena paulistana. Vem acompanhando novos talentos a exemplo de Ayrton Montarroyos, bem como grandes artistas da MPB como Maria Alcina, Claudete Soares, Eliana Pittman, Rosa Marya Colin, Zezé Motta.

 Vem acompanhando regularmente a “lenda” Alaíde Costa em diversos projetos. Foi especialmente convidado para ser o violonista do projeto “50 anos depois daquele disco com Oscar”, uma leitura de álbum histórico gravado por Alaíde Costa e Oscar Castro Neves, até então inédito em sua execução. Sua parceria musical com a cantora Christiane Mariano inicia-se em 2018 a partir de um convite para fazer a direção musical do “Projeto Brasão de Orfeu, uma homenagem a Wilson das Neves”. Na apresentação que será feita na Rabeca Cultural, contaremos com uma formação camerística , voz, violão e o precioso  bandolim de Maik Oliveira.

Maik Oliveira é bandolinista e iniciou seu aprendizado musical nas rodas de Choro e Samba. Aos dezoito anos, começou a tocar com grandes nomes do Choro como Joca 7 Cordas, Canhotinho, Luizinho 7 cordas, João Macacão, Milton Mori e Stanley Carvalho, todos estes professores informais que lhe passaram ensinamentos valiosos.

Aos vinte anos passou a acompanhar artistas de renome como Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Roberto Luna, Eduardo Gudin, Sérgio Reis, Demônios da Garoa, entre outros. Em 2010 começou a fazer participações em registros fonográficos com  Fernando Menezes,  Messias Brito, Thadeu Romano,  Eduardo Gudin, entre outros. “Maik Oliveira e Regional gravaram recentemente um CD com as obras do compositor Niquinho do bandolim. Como solista integra os conjuntos Papo de Anjo, Quinteto Choromelos e um duo de bandolins com Rafael Esteves.

Serviço

“Voz D’amor” – Tributo à Cesária Évora

Christiane Mariano – Voz

Gabriel Deodato – Violão

Maik Oliveira – Bandolim

04 de agosto – Domingo – 19h30min

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas, SP.

Preço único R$ 40,00. Garanta o seu ingresso com antecedência até às 17h do dia 04 de agosto, domingo, apenas pelo whats 19 997206186. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada. Não devolvemos valor do ingresso. Sugerimos que venham agasalhados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Tem jazz na Rabeca Cultural com a nova iorquina Elsa Nilsson

A Rabeca Cultural convida para a apresentação internacional de...

Rabeca Cultural tem apresentação musical no domingo (15) às 19h30

A Rabeca Cultural convida para espetáculo “Caixinha de Música...

Filme “Ainda estou Aqui”  é indicado ao Globo de Ouro

Dirigido por Walter Salles, o longa Ainda estou Aqui  foi...

Rabeca cultural apresenta musical “Canções Sentimentais”

A Rabeca Cultural convida para apresentação musical “Canções Sentimentais”...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363