Para esclarecer dúvidas de quem vai prestar ou já prestou concursos e processos seletivos da Prefeitura de Campinas, a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publicou três cartilhas sobre o tema.
Os documentos visam esclarecer dúvidas sobre como acompanhar as convocações, os procedimentos para convocação de quem é classificado na lista geral e nas de cotas e ainda sobre as etapas finais de quem é convocado para assumir a vaga. Também traz informações sobre o salário e benefícios, entre outras orientações relevantes a quem ingressa na Administração Municipal.
As três cartilhas – Acompanhamento das Convocações, Cartilha de Ingresso e Procedimentos para as convocações da LAC, dos PPPs e dos PcDs – estão disponíveis no site https://campinas.sp.gov.br/sites/concursos/pagina-principal.
Na página, além das cartilhas, estão disponíveis os links para consulta dos concursos em andamento e também dos homologados desde 2011, inclusive com a lista de classificados e convocados.
“É um material muito rico, que acreditamos que vai auxiliar muito os candidatos que prestam nossos concursos e processos seletivos. Grande parte do conteúdo é fruto das dúvidas que recebemos diariamente, na área de concursos”, explicou a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção da Prefeitura, Maria Izabel Vasco de Toledo.
Ainda segundo a coordenadora, o objetivo é deixar todas as etapas ainda mais transparentes. “É uma forma de dar publicidade aos procedimentos que adotamos, completou.
Acompanhamento das Convocações
A primeira cartilha traz informações sobre onde são publicadas as convocações, como acessar o Diário Oficial e como utilizar o sistema de alerta da publicação, onde encontrar a página Concursos e Empregos e as formas complementares de comunicação com os candidatos.
Cartilha de Ingresso
A Cartilha de Ingresso é voltada para quem já está na etapa final do concurso, que começa com a convocação para a reunião de preenchimento de vagas e vai até a entrada em exercício, ou seja, quando o candidato assume a vaga.
“Os candidatos aprovados devem ficar atentos às informações que são publicadas no Diário Oficial sobre o concurso que prestaram. A reunião de preenchimento de vagas, por exemplo, é eliminatória, portanto se o candidato não comparecer na data e horário estabelecidos, ele é eliminado do concurso”, explica Maria Izabel.
Outras etapas da última fase do concurso são: exame pré-admissional, envio de documentos para a posse, a posse e a entrada em exercício. Cada uma tem prazos estabelecidos em lei, que devem ser cumpridos pelo candidato.
Convocações de acordo com as listas (LAC, PPP e PcD)
Outra dúvida comum entre os candidatos e que uma das cartilhas busca esclarecer é com relação às convocações feitas de acordo com as listas de classificação – LAC (Lista de Ampla Concorrência), PPP (Pessoas Pretas ou Pardas) e PcD (Pessoas com Deficiência).
Em Campinas, 20% das vagas do edital e das vagas novas que forem autorizadas são reservadas para pessoas pretas ou pardas. Já para as pessoas com deficiência, a reserva é de 5% das vagas do edital e das vagas novas.
No caso dos candidatos PPP, são classificados aqueles que, além de optar pela cota e conseguir nota para constar na lista do concurso, tenham suas características fenotípicas (físicas) confirmadas como PPP num procedimento de heteroidentificação, feito por uma banca de cinco servidores públicos.
Já os candidatos PcDs, além de optar pela cota na inscrição e atingir nota para constar na listagem final do certame, precisam passar por avaliação presencial da Junta Médica Oficial.
Clique aqui e confira as cartilhas.
Prefeitura de Campinas publica materiais com orientações para “concurseiros”
Data: