Usuários do transporte público coletivo que utilizam o novo acesso ao Terminal BRT Campo Grande terão ainda mais segurança. A partir desta quinta-feira, 6 de fevereiro, começa a funcionar um ponto de fiscalização eletrônica no local. Instalado no sentido bairro – Centro da avenida John Boyd Dunlop (JBD), o radar vai fiscalizar velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres.
A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca salvar vidas no trânsito, minimizando os riscos de sinistros e atropelamentos. A via apresenta velocidade máxima permitida de 50 km/h. A Emdec instalou faixas informativas no local para alertar sobre a ativação do radar.
O novo acesso ao Terminal BRT Campo Grande foi aberto no dia 22 de janeiro. O local também recebeu um novo semáforo para travessia segura de pedestres, com botoeiras. A entrada lateral, no sentido bairro – Centro, foi aberta para viabilizar o fluxo de pais, alunos e comunidade escolar da unidade educacional CEI Campo Grande (Espaço do Amanhã).
Pela avenida John Boyd Dunlop, a mais extensa de Campinas, circularam cerca de 60 mil veículos por dia, na soma dos dois sentidos.
Velocidade causou 14 mortes no trânsito em 2024
O excesso de velocidade foi responsável por 30% (14) dos 47 sinistros fatais registrados em 2024 e analisados pelo Comitê Vida no Trânsito. No total, foram 71 vidas perdidas no eixo urbano. A circulação em velocidade superior à máxima permitida ocupa também a primeira posição entre as principais infrações cometidas pelos condutores em 2024, com 594,4 mil (62,4% do total de 951,8 penalidades expedidas).
Avançar o sinal vermelho e parar ou estacionar sobre a faixa de pedestre ocupam a segunda e quarta posição do ranking, respectivamente, com 92,5 mil (9,7%) e 23 mil infrações (2,4%).
Na última atualização do ranking de pontos críticos, a Emdec computou 10 sinistros nesse ponto da avenida JBD, no sentido bairro – Centro, na altura do novo terminal. Foram seis sinistros com vítimas feridas, dois atropelamentos e dois sem vítima.
Radar foi remanejado: número de pontos está mantido
O equipamento instalado no acesso ao Terminal BRT Campo Grande foi remanejado do cruzamento das avenidas Dr. Alberto Sarmento e Governador Pedro de Toledo. Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas.
O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido. Em agosto de 2024, a estratégia foi usada em outro ponto da avenida John Boyd Dunlop, na altura da Praça Santa Catarina e rua Joaquim Vilac, na Vila Teixeira, também para reforçar a segurança dos pedestres após o registro de um atropelamento fatal na região.