29.9 C
Campinas
segunda-feira, janeiro 26, 2026
spot_img

Trump ameaça países do BRICS com tarifas extras em meio à cúpula no Rio

Data:

Em meio à 17ª Cúpula do BRICS, que ocorre no Rio de Janeiro, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra o bloco econômico formado atualmente por 11 nações, entre elas Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em uma publicação feita em sua plataforma Truth Social, Trump ameaçou impor taxas extras a produtos importados de países que se alinhem ao BRICS, alegando que o grupo representa uma ameaça à economia norte-americana.

A declaração foi feita enquanto os líderes do BRICS divulgavam a declaração final do encontro, que reforça o compromisso do bloco com uma ordem internacional mais multipolar, baseada no fortalecimento da ONU e na redução da dependência de sanções unilaterais.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

Um dos principais pontos do documento é a defesa da Solução de Dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina — proposta que inclui a criação de um Estado palestino soberano dentro das fronteiras de 1967, o que é rejeitado por Israel. O texto também faz referência a outros conflitos, como a guerra na Ucrânia, o impasse nuclear com o Irã e crises no Líbano, Sudão, Síria e Norte da África.

A ameaça de Trump surge em um momento em que o BRICS amplia sua influência e atrai interesse de novos países emergentes que buscam alternativas ao sistema financeiro dominado por potências ocidentais e ao dólar.

Pré-candidato republicano à Casa Branca em 2024, Trump reforça o discurso protecionista que marcou seu governo, prometendo tarifas de importação mais pesadas para proteger a indústria e pressionar parceiros comerciais.

A reação de representantes do BRICS ainda não foi divulgada oficialmente, mas analistas apontam que a fala de Trump pode dar ainda mais força aos planos do bloco de criar mecanismos alternativos de comércio e cooperação, reduzindo a vulnerabilidade a pressões externas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF aprofunda apuração sobre Banco Master e BRB e inicia nova rodada de depoimentos no STF, nesta segunda (26)

Investigação mira operações bilionárias com créditos e fundos suspeitos...

Lula se irrita com Toffoli no caso Banco Master e vê risco de desgaste institucional no STF

Presidente acompanha inquérito de perto, critica sigilo elevado e...

Presidenta interina da Venezuela rejeita ordens de Washington

Delcy Rodríguez diz que país deve resolver conflitos internos...

Raio atinge ato bolsonarista em Brasília e deixa dezenas de feridos

Descarga elétrica caiu sobre manifestantes durante chuva forte no...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade