Josué de Castro será homenageado pela
Ordem do Mérito Cultural
No ano em que o livro \”Geografia da Fome\” completa 60 anos, seu autor – Josué de Castro – será um dos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. A condecoração será concedida a 46 pessoas e instituições em cerimônia no Palácio do Planalto.
Médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro é patrono do Consea. O estudioso fez da luta contra a fome a sua bandeira. Nascido em 1908, em Pernambuco, ele foi autor de inúmeras obras, apresentando idéias revolucionárias para a época, como os primeiros conceitos sobre desenvolvimento sustentável.
Josué de Castro ganhou destaque internacional e suas obras foram traduzidas para mais de 25 países. Indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, Josué de Castro morreu em 1973, aos 65 anos, em Paris, França.
Condecoração – A Ordem do Mérito Cultural é dedicada a personalidades e instituições – públicas e privadas – nacionais e estrangeiras que destacaram-se na prestação de serviços à cultura brasileira. A ordem é distribuída nas classes de Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.
As indicações – que podem ser feitas por qualquer pessoa – devem ser plenamente justificadas e acompanhadas de currículo do candidato, em meio magnético. Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por personalidades de notoriedade no campo cultural e artístico, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem.
O conselho é composto pelo ministro da Cultura, que o preside, e pelos ministros das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia. Além do Conselho da Ordem, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e personalidades ligadas à área da cultura também podem fazer indicações.




