23.9 C
Campinas
segunda-feira, março 16, 2026
spot_img

Josué de Castro será homenageado

Data:

Josué de Castro será homenageado pela
Ordem do Mérito Cultural

No ano em que o livro \”Geografia da Fome\” completa 60 anos, seu autor – Josué de Castro – será um dos agraciados com a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. A condecoração será concedida a 46 pessoas e instituições em cerimônia no Palácio do Planalto.
Médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro é patrono do Consea. O estudioso fez da luta contra a fome a sua bandeira. Nascido em 1908, em Pernambuco, ele foi autor de inúmeras obras, apresentando idéias revolucionárias para a época, como os primeiros conceitos sobre desenvolvimento sustentável.
Josué de Castro ganhou destaque internacional e suas obras foram traduzidas para mais de 25 países. Indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, Josué de Castro morreu em 1973, aos 65 anos, em Paris, França.
Condecoração – A Ordem do Mérito Cultural é dedicada a personalidades e instituições – públicas e privadas – nacionais e estrangeiras que destacaram-se na prestação de serviços à cultura brasileira. A ordem é distribuída nas classes de Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.
As indicações – que podem ser feitas por qualquer pessoa – devem ser plenamente justificadas e acompanhadas de currículo do candidato, em meio magnético. Os indicados são avaliados por uma comissão técnica, constituída por personalidades de notoriedade no campo cultural e artístico, que emite parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem.
O conselho é composto pelo ministro da Cultura, que o preside, e pelos ministros das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia. Além do Conselho da Ordem, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e personalidades ligadas à área da cultura também podem fazer indicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Apesar de não levar a estatueta, “O Agente Secreto” sai vitorioso do Oscar 2026 com quatro indicações

Filme brasileiro disputou quatro categorias na premiação, mas estatuetas...

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade