Região da APA Municipal está em alerta; rajadas de vento podem atingir 80 km/h entre terça e quinta-feira
Por Sandra Venancio – Foto Carlos Bassan/PMC
A Defesa Civil de Campinas intensifica, ao longo desta semana, as vistorias na Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal, que abrange os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, além da região nordeste do município. A medida visa reforçar a prevenção contra incêndios, já que a região está classificada no nível de emergência — o mais alto da escala — no mapa de risco da Defesa Civil do Estado de São Paulo entre esta terça-feira (9) e quinta-feira (11).
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O alerta é reforçado pela passagem de um ciclone extratropical na costa da Região Sul do Brasil, que favorece rajadas de vento de até 80 km/h no Estado, impactando Campinas e outras localidades. A Defesa Civil convocará servidores de sobreaviso, suspenderá folgas previamente agendadas e poderá acionar órgãos parceiros da Operação Estiagem, como Serviços Públicos, Sanasa e Seclimas, para reforçar a fiscalização.
As vistorias estão concentradas em áreas estratégicas, com histórico de ocorrências anteriores, incluindo bairros como Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo. Caso seja constatada queimada em curso, os agentes atuam no controle imediato e encaminham a situação para a fiscalização da Seclimas, com viaturas equipadas com bombas de combate a incêndio.
A Defesa Civil reforça que a participação da população é fundamental. É proibido por lei realizar queimadas para limpeza de terrenos ou lixo, e é necessário descartar corretamente bitucas de cigarro e outros materiais inflamáveis. “O problema não mora só no próprio quintal ou propriedade, é preciso que as pessoas se conscientizem do risco, conversem com familiares e vizinhos e orientem. Se presenciarem um foco de incêndio, chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193”, destacou Sidnei Furtado, coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas.
Além das ações de fiscalização e prevenção, a Preefeitura orienta que quintais estejam livres de lixo e mato seco ou alto. Em propriedades rurais, recomenda-se a realização de aceiros — faixas de vegetação removidas ao redor do terreno para impedir a propagação do fogo.
A partir de sexta-feira (12), o município retorna para os níveis de risco de incêndio alerta e alto, mas as medidas preventivas devem continuar. As ações fazem parte da Operação Estiagem, que busca fortalecer prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação frente aos riscos associados ao período de seca.