Por Sandra Venancio – Foto Firmino Pinton/PMC
Campinas (SP) – O Teatro Castro Mendes será palco de um concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas no dia 20 de setembro, às 20h, com a participação dos vencedores do XVIII Concurso Estímulo para Cantores Líricos. O evento integra a programação do Mês Carlos Gomes, reforçando Campinas como centro de preservação e divulgação da obra do compositor campineiro.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
A entrada é gratuita, e os convites podem ser retirados pelo Sympla (link aqui), com limite de dois convites por CPF.
Concurso Estímulo para Cantores Líricos
O Concurso Estímulo é uma das principais portas de entrada para novos talentos da música erudita. Entre as categorias disputadas estão:
- Melhor voz feminina
- Melhor voz masculina
- Melhor Intérprete de Ópera de Antônio Carlos Gomes
- Melhor Intérprete de Canção de Câmara de Antônio Carlos Gomes
Os ganhadores serão anunciados na quarta-feira, 17 de setembro, às 19h, durante audição no CCLA (Centro de Ciências, Letras e Artes), aberta ao público.
Segundo Wanilton Mahfuz, diretor da Orquestra, o concurso dá reconhecimento aos jovens talentos, permitindo que se destaquem no cenário lírico nacional e internacional. “Os solistas do concerto do próximo sábado são os vencedores do concurso, como acontece todos os anos. É uma forma especial de reconhecer cantores que já mostram grande talento e profissionalismo”, afirma.
Repertório do concerto
O programa da noite contará com algumas das principais obras de Carlos Gomes:
- Il Guarany – Ópera que projetou o compositor internacionalmente, com temas da cultura indígena brasileira.
- Joana de Flandres – Intermezzo – Peça instrumental marcada pela emoção e leveza.
- Maria Tudor – Ópera dramática que valoriza a força das personagens femininas.
- Alvorada de Lo Schiavo – Composição que alterna momentos delicados e grandiosos, evidenciando a diversidade da produção do músico campineiro.
Regência
O concerto será regido pelo maestro Mateus Araujo, compositor, pianista e violinista, mestre em composição e performance pela UFRJ. Vencedor do Prêmio Icatu de Artes, que lhe proporcionou residência na Cité Internationale des Arts, em Paris, Mateus já conduziu importantes orquestras brasileiras, como:
- Jazz Sinfônica de São Paulo
- Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
- Sinfônica do Theatro da Paz
- Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
Além do repertório sinfônico e lírico, o maestro atua em projetos sociais e na formação de novos músicos, consolidando-se como referência na música erudita nacional.




