21.9 C
Campinas
terça-feira, janeiro 27, 2026
spot_img

Moro será julgado no STF por caluniar Gilmar Mendes em fala sobre habeas corpus

Data:

Primeira Turma analisa em 3 de outubro denúncia por declaração feita em festa junina; PGR acusa senador de atribuir falsamente corrupção ao ministro


Por Sandra Venancio – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia em 3 de outubro o julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), acusado de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. A denúncia, aceita por unanimidade em junho, foi motivada por declarações do ex-juiz durante uma festa junina em 2022, quando ele insinuou que decisões do ministro poderiam ser compradas.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

No vídeo que circulou nas redes sociais, Moro aparece dizendo: “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou a fala caluniosa, sustentando que o senador atribuiu falsamente ao magistrado o crime de corrupção passiva, além de tentar descredibilizar o Judiciário.

O caso será julgado por um colegiado formado pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o relator Luís Roberto Barroso. A presença de Zanin chama atenção por ele ter atuado como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Lava Jato, conduzidos por Moro.

https://twitter.com/AlexandreCanelo/status/1970974715058749521

Se condenado, o senador pode enfrentar pena de seis meses a dois anos de detenção, além de multa, conforme prevê o Código Penal para crimes de calúnia. O processo é acompanhado de perto no meio político e jurídico, por envolver um ex-juiz da Lava Jato e um dos ministros mais influentes do STF.

https://twitter.com/Insights_conj24/status/1971179995646357524

Quer que eu complemente a matéria com contexto histórico da rivalidade entre Moro e Gilmar Mendes desde a Lava Jato, para dar mais profundidade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF aprofunda apuração sobre Banco Master e BRB e inicia nova rodada de depoimentos no STF, nesta segunda (26)

Investigação mira operações bilionárias com créditos e fundos suspeitos...

Lula se irrita com Toffoli no caso Banco Master e vê risco de desgaste institucional no STF

Presidente acompanha inquérito de perto, critica sigilo elevado e...

Presidenta interina da Venezuela rejeita ordens de Washington

Delcy Rodríguez diz que país deve resolver conflitos internos...

Raio atinge ato bolsonarista em Brasília e deixa dezenas de feridos

Descarga elétrica caiu sobre manifestantes durante chuva forte no...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade