Carga vinda do Paraguai foi interceptada após investigação que identificou fábrica clandestina na região
A Polícia Civil de Campinas prendeu na tarde desta quinta-feira um homem flagrado transportando 20 mil maços de cigarros falsificados de origem paraguaia. A ação foi realizada por equipes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais, após monitoramento de um imóvel apontado como parte do esquema.
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Segundo a corporação, apurações realizadas entre 2024 e 2025 identificaram uma cadeia estruturada de produção e distribuição de cigarros ilegais, incluindo a descoberta de uma fábrica clandestina em Americana. A partir das investigações, os policiais passaram a acompanhar um imóvel em Sorocaba suspeito de funcionar como entreposto para armazenamento da mercadoria.

funcionar como entreposto para armazenamento da mercadoria. Foto Divulgação Polícia Civil
Durante a vigilância, um caminhão foi visto deixando o local e acabou abordado. Na vistoria, os agentes encontraram 40 caixas de cigarros com fabricação atribuída ao Paraguai, produto cuja comercialização é proibida no Brasil e que apresentava indícios de falsificação.
Além da carga, o caminhão utilizado no transporte foi apreendido. O motorista foi preso em flagrante por crime contra a ordem tributária. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros integrantes da organização criminosa e apurar a extensão do esquema.




